Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP

O Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), fundado em 1960, é uma entidade de natureza pública, não estadual, sem fins lucrativos, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Fundado por um grupo de médicos liderados pelo Professor Fernando Figueira, seu idealizador, o IMIP é reconhecido como uma das estruturas hospitalares mais importantes do Brasil, sendo centro de referência assistencial em diversas especialidades médicas.

Quando de sua fundação, o IMIP era apenas uma unidade especializada em saúde materno-infantil, voltado para o atendimento da população carente pernambucana. Depois, também se tornou referência em atendimentos nas mais diversas especialidades médicas do adulto, além de centro de ensino e pesquisa. Em 2009, o IMIP já era o maior hospital filantrópico do Brasil, com atendimento 100% do Sistema Único de Saúde. Mensalmente, realizava mais de 60 mil consultas; 3.500 internações; e mais de 1.000 cirurgias.

Também com dados de 2009, o IMIP conta com uma equipe de 3.000 funcionários, 818 leitos, 56 leitos UTIs e 161 consultórios. O Complexo Hospitalar do IMIP é um conjunto de dez prédios, incluindo o Hospital Pedro II, distribuídos numa área de 53 mil metros quadrados. Todo o conjunto só deverá funcionar plenamente no primeiro trimestre de 2010, quando estará concluída a reforma do centenário Hospital Pedro II, no cinqüentenário do IMIP. O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) fica na Rua dos Coelhos, 300 Boa Vista Recife-PE Brasil CEP 50070-550 Tel. (81) 2122.4100 Fax: (81) 2122.4703 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Caixa Postal 1393.

O IMIP é credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro Nacional de Referência para Programas de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança, Centro Colaborador em Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica e como Centro Colaborador para Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar, sendo a única instituição em Pernambuco a fazer parte da Rede GeAH, rede colaborativa para Desenvolvimento de Tecnologia e Educação Permanente em Gestão e Assistência Hospitalar, iniciativa apoiada pelo Ministério da Saúde.