curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Calendário Rural 03: Março

Ventos e trovoadas acompanham as últimas chuvas no Sertão. As águas e a tempestade empurram os animais para seu recolhimento. Os roedores alimentam-se de lavouras e frutos silvestres maduros. E, assim, bem nutridos, eles aceleram o ritmo de reprodução, aumentando o exército desses devoradores de safras, que dão muita dor de cabeça ao agricultor.

Março é mês de nascimento dos primeiros filhotes do teju, um lagarto muito admirado pelo sertanejo, que propala a coragem desse animal para enfrentar cobras venenosas. Bastante ágil, o teju utiliza sua cauda para desferir sequenciados golpes contra a cobra.

Quando picado, sai em disparada caatinga adentro, em busca de plantas capazes de lhe curar do veneno. Curado, volta para continuar a briga. No Agreste, as chuvas ainda não chegaram, os frutos do umbuzeiro começa amadurecer.

Nos pomares onde há duas safras anuais, a primeira colheita de goiaba está chegando ao fim. O agricultor inicia a preparação do solo onde será plantado o sorgo forrageiro que alimentará os rebanhos. A mangueira bota os últimos frutos de uma colheita iniciada em janeiro. Nos solos conservados e protegidos pela vegetação, a bicharada tem sua vida preservada.

Na caatinga, os insetos melhor adaptados ao clima seco e cuja reprodução se deu no inverno, constituem os maiores inimigos das plantas cultivadas. Principalmente porque os pássaros, que são bons catadores de insetos, estão cada vez mais raros na região, em decorrência da caça predatória. Nas terras de Arcoverde, que separa o Agreste do Sertão, o agricultor festeja o início da safra da pinha.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco