curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Calendário Rural 01: Janeiro

Continua chovendo no Sertão, a caatinga, os pastos e a lavoura estão verdes, proporcionando alimentação farta para os mamíferos. As aves fazem os primeiros vôos com os seus filhotes. Sapos e rãs são encontrados com facilidade e os roedores proliferam, trazendo no seu encalço as cobras venenosas.

Janeiro é tempo de nascimento dos filhotes de cobras como a Jararaca e a Cascavel. As plantas nativas, como a macambira, o pereiro, a maniçoba entre outras, protegem o solo sertanejo com uma folhagem verde.

Nos plantios onde há duas safras por ano, como acontece em algumas regiões do Agreste, os frutos da goiabeira estão maduros. A mangabeira começa a produzir. As abelhas iniciam seu trabalho de polinização, em várias áreas do Estado.

No arquipélago de Fernando de Noronha, depois de viagens que chegam a atingir quatro mil quilômetros, as tartarugas deixam o mar para desovar na areia da praia. O teju, nativo da caatinga e recentemente introduzido no arquipélago, ataca os ovos das tartarugas, fazendo uma razoável estrago.

No Agreste, os frutos do umbuzeiro ainda estão verdes e a natureza sofre com o início das queimadas. As queimadas constituem uma maneira prática de preparar a área para o plantio, oferecem algumas vantagens (como, por exemplo, proporcionar boas colheitas nos dois anos seguintes), mas acabam trazendo grandes prejuízos para o agricultor.

Porque o fogo destrói toda a matéria orgânica existente sobre o solo e que é fundamental para a fertilidade da terra. Nas áreas onde são feitas queimadas, a partir do terceiro ano o solo começa perder sua capacidade de produzir.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco