curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Rio Beberibe

O Rio Beberibe nasce no município de São Lourenço da Mata através da confluência dos seus dois formadores: o Rio Pacas e o Rio Araçá. Tem uma extensão de 19 km, desde a nascente até desembocar no mar.

A bacia hidrográfica do Beberibe engloba uma área de 79 km2, numa região que vai de São Lourenço da Mata, pequeno trecho do município de Paulista e vastas áreas das cidades de Recife e Olinda. É uma bacia hidrográfica litorânea, situada inteiramente na Zona da Mata de Pernambuco e na Região Metropolitana do Recife.

O principal afluente do Beberibe na sua margem direita é o Rio Morno, que, por sua vez, recebe água do Rio Macacos, ainda em seu trecho superior. Também pela margem direita, o Beberibe recebe ainda as águas do Canal do Vasco da Gama.

Pela margem esquerda, o Beberibe recebe as águas do Riacho Lava-Tripas e do Canal da Malária. Infelizmente, hoje todas essas fontes de alimentação do Beberibe estão com um elevado grau de poluição que tornam o rio um imenso esgoto a céu aberto.

Em períodos normais, o Bebribe é um rio estreito, com largura aproximada de seis metros em grande parte do seu percurso, alargando-se apenas no seu trecho final, quando sofre influência das marés altas.

Esta largura do rio só é alterada em períodos de enchentes. No final do seu trajeto, o Beberibe corre paralelo ao mar em direção ao sul, encontrando-se com o Rio Capibaribe para desenbocarem, juntos, no oceano, entre Recife e Olinda.

Até o início do século passado, o Rio Beberibe e seus afluentes eram margeados por florestas exuberantes. O rio, em seu trecho inferior, servia para o transporte de madeira e carvão, através de balsas que desciam até a foz.

Em sentido contrário, eram comuns os barcos provenientes do mar, que transportavam peixes para comercialização em locais como O Varadouro e outros pontos de venda.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco