curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Sertão do São Francisco

Localizada na Região do Semi-árido Pernambucano, a Região de Desenvolvimento do Sertão do São Francisco tem uma área de 15.044,4 km² e é formada por 08 municípios onde, de acordo com o censo demográfico 2010 do IBGE, vive uma população de 434.713 habitantes, sendo 280.787 habitantes na área urbana e 153.926 habitantes na zona rural.

O município de maior população é Petrolina, com 294.081 habitantes, seguido por Santa Maria da Boa Vista, com 39.473 habitantes.

A economia do Sertão do São Francisco é baseada na agricultura irrigada às margens do Rio São Francisco (com destaque para a fruticultura, horticultura e floricultura) e na agroindústria, sobretudo com a produção de vinhos finos de mesa conhecidos nacional e internacionalmente.

O Vale do São Francisco (incluindo aí o município de Juazeiro, na Bahia, separado de Petrolina apenas por uma ponte), é o maior pólo exportador de frutas do Brasil, com destaque para a uva e a manga, responsáveis por 93% e 90%, respectivamente, das vendas externas. É, também, o maior produtor de uvas de mesa do país.

Por municípios, os destaques da região são os seguintes:

Cabrobó é maior produtor de arroz do Estado (60% da produção estadual) e um grande produtor de cebola, 17% da produção de Pernambuco; em Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, predomina a produção de vinhos finos (onze das doze vinícolas do Vale de São Francisco estão em Pernambuco); Petrolina e Dormentes são os maiores produtores de ovinos do Estado; em Afrânio e Dormentes o bovinocultura para produção de derivados de leite.

No artesanato, os destaques regionais são artefatos de madeira (principalmente as carrancas), de cerâmica, de couro e de palha.

Índice de Desenvolvimento Humano: O IDH do Sertão do São Francisco é 0,708, superior ao de Pernambuco (0,692). Entre os municípios, os maiores índices são os de Petrolina (0,748) e Cabrobó (0,677).

Municípios: Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco