curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Sertão do Moxotó

Localizada no Sertão Pernambucano, a Região de Desenvolvimento do Sertão do Moxotó tem uma área de 8.929 km² e é formada por 07 municípios onde, de acordo com o censo demográfico 2010 do IBGE, vive uma população de 212.556 habitantes, sendo 133.324 habitantes na área urbana e 79.232 habitantes na zona rural.

Os municípios mais populosos são Arcoverde, com 69.157 habitantes, e Sertânia, que tem uma população de 33.723 habitantes.

A economia do Sertão do Moxotó está baseada em atividades agropecuárias, com destaque para a caprinovinocultura. Outros destaques são a prestação de serviços, a indústria e a apicultura, sendo a região considerada um dos maiores pólos apícolas do Estado.

Por municípios, os destaques da região são os seguintes:

Arcoverde, que concentra quase metade da população regional, é um importante centro comercial do interior pernambucano, dispõe de várias indústrias e é um expressivo centro educacional do Sertão; em Sertânia, além da caprinocultura, um destaque é a indústria têxtil; Custódia tem a fabricação de doces; em Betânia destacam-se os rebanhos caprinos e ovinos e Ibimirim a apicultura.

No setor cultural, um grande destaque da região é artesanato em madeira, sobretudo na cidade de Ibimirim onde dezenas de artesãos (conhecidos como Os Santeiros de Ibimirim) produzem imagens sacras famosas nacionalmente.

Índice de Desenvolvimento Humano: O IDH do Sertão do Moxotó é 0,633, inferior ao do Estado que é 0,692. Entre os municípios, os maiores índices são os de Arcoverde (0,708), Custódia (0,653) e Sertânia (0,648). Manari (0,467) detém o mais baixo IDH de Pernambuco.

Municípios: Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari e Sertânia.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco