curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Sertão Central

Localizada no Sertão Pernambucano, a Região de Desenvolvimento do Sertão Central tem uma área de 9.144,6 km² e é formada por 08 municípios onde, de acordo com o censo demográfico 2010 do IBGE, vive uma população de 171.307 habitantes, sendo 97.752 habitantes na área urbana e 73.555 habitantes na zona rural.

Os municípios mais populosos são Salgueiro, com 56.641 habitantes, e São José do Belmonte, com 32.620 habitantes.

A economia do Sertão Central está baseada na agropecuária, principalmente a caprinovinocultura; na pequena indústria; no comércio e serviços. Além disso, a apicultura e o turismo também têm certo peso.

Entre os principais produtos agrícolas da Região, destacam-se o feijão, a cebola, o milho e a mandioca. Já a atividade industrial é caracterizada por pequenos estabelecimentos, com uma produção destinada basicamente ao mercado local.

Por municípios, os destaques do Sertão Central são os seguintes:

São José do Belmonte é o maior produtor de feijão, respondendo por 4,0% da produção do Estado; Parnamirim e Terra Nova produzem, juntos, 26,0% de toda a cebola produzida no Estado; o turismo é o destaque em Serrita onde anualmente acontece a famosa Missa do Vaqueiro.

Índice de Desenvolvimento Humano: O IDH do Sertão Central é de 0,670, inferior ao de Pernambuco que é de 0,692. Entre os maiores índices estão Salgueiro (0,708) e Cedro (0,672).

Municípios: Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova e Verdejante.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco