curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Região Metropolitana do Recife

A Região Metropolitana do Recife é uma área administrativa criada em 1973, quando o Governo Federal decidiu implantar uma política de desenvolvimento no entorno das capitais brasileiras, unindo os municípios ligados por problemas comuns. Tem uma área de 2.766 km² (2,82% do Estado de Pernambuco) e é formada por 14 municípios onde vivem 3.690.547 habitantes, sendo que 3.589.176 desses habitantes estão na zona urbana e apenas 101.371 na zona rural, conforme dados do IBGE em 2010.

Os municípios mais populosos são Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista que, juntos, abrigam 79,63% da população regional e 33,23% da população de Pernambuco.

A RMR tem uma economia diversificada, englobando desde a indústria, o comércio, serviços, turismo e agricultura. É a região de maior concentração de renda do Estado e os seus municípios geram, juntos, metade de toda a riqueza produzida em Pernambuco. Centro de influência não apenas em Pernambuco, mas em todo o Nordeste brasileiro, a RMR tem o terceiro maior pólo médico do Brasil e o segundo melhor pólo de informática do País. Mais de 50% dos centros de pesquisa nordestinos estão na região.

Índice de Desenvolvimento Humano: O IDH da RMR é de 0,783, o mais elevado entre as 12 Regiões de Desenvolvimento pernambucanas, sendo, inclusive, superior ao do Estado (0,705). Os municípios de Araçoiaba (com 0,637) e Ipojuca (com 0,658) apresentam os menores índices de IDH. Todos os municípios estão enquadrados no nível de médio desenvolvimento.

Municípios: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco