curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Mata Sul

Localizada na Zona da Mata Pernambucana, a Região de Desenvolvimento Mata Sul tem uma área de 5.208,6 km² e é formada por 24 municípios onde, de acordo com o censo demográfico 2010 do IBGE, vive uma população de 733.447 habitantes, sendo 538.347 habitantes na área urbana e 195.100 habitantes na zona rural.

Os municípios mais populosos são Vitória de Santo Antão, com 130.540 habitantes e Escada, com 63.535 habitantes.

A economia da Mata Sul está baseada na produção da cana-de-açúcar e seus derivados, sendo que as usinas e destilarias instaladas na região respondem por 60% de toda a produção de açúcar e álcool do Estado - número significativo, pois o setor sucroalcooleiro responde por 12 % do PIB estadual. A pesca marinha, a criação de camarão, a fruticultura e a avicultura são outros destaques. Além disso, há o turismo de praia em municípios como São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso e Sirinhaém.

No setor cultural, a Mata Sul tem atrativos como o patrimônio histórico dos engenhos de açúcar e manifestações da arte popular.

Índice de Desenvolvimento Humano: O IDH da Mata Sul é de 0,626, inferior ao de Pernambuco que é de 0,705. Entre os maiores índices estão os do município de Vitória de Santo Antão (0,663), Ribeirão (0,658) e Palmares (0,653).

Municípios: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Chã Grande, Cortês, Catende, Escada, Gameleira, Joaquim Nabuco, Jaqueira, Maraial, Pombos, Primavera, Palmares, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, Sirinhaém, São José da Coroa Grande, São Benedito do Sul, Tamandaré, Vitória de Santo Antão e Xexéu.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco