curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Mata Norte

Localizada na Zona da Mata Pernambucana, a Região de Desenvolvimento Mata Norte tem uma área de 8.404,5 km² (8,55% da superfície estadual) e é formada por 19 municípios onde, de acordo com o censo demográfico 2010 do IBGE, vive uma população de 577.191 habitantes, sendo 441.303 habitantes na área urbana e 135.888 habitantes na zona rural.

Os municípios mais populosos são Goiana, com 75.648 habitantes e Carpina com 74.851 habitantes.

A Zona da Mata Norte tem uma economia predominantemente agrícola, sendo a principal atividade a produção da cana-de-açúcar e seus derivados - o setor canavieiro ocupa uma área de cultivo de 45,7% da superfície total, dados de 2000.Também destacam-se a agricultura (banana, verduras, inhame, mandioca), a indústria de transformação, o comércio, prestação de serviços e o turismo. Os principais produtores de derivados da cana-de-açúcar são os municípios de Lagoa de Itaenga, Camutanga e Goiana.

No setor cultural, além dos antigos engenhos, a Mata Norte tem atrativos como o conjunto arquitetônico de Goiana (belo casario, conventos e igrejas construídos nos séculos XVII e XIX) e manifestações artísticas como o maracatu, o cavalo marinho, a dança do coco, o mamulengo e a ciranda.

Por municípios, os destaques são os seguintes:

Tracunhaém, o artesanato de barro; em Lagoa do Carro, a tapeçaria; em Vicência, os artigos de papel e de palha de bananeira; em Timbaúba, os calçados de couro; em Paudalho, o bordado e o artesanato de madeira.

Índice de Desenvolvimento Humano: O IDH da Mata Norte é de 0,650, inferior ao de Pernambuco que é de 0,705. Entre os maiores índices estão os do município de Carpina ?(0,724), Nazaré da Mata (0,703) e Goiana (0,692). O mais baixo é o de Itambé: 0,357.

Municípios: Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Gloria de Goita, Goiana, Itambé, Itaquitinga, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Macaparana, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba, Tracunhaém e Vicência.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco