curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Agreste Meridional

Localizada na mesorregião do Agreste Pernambucano, a Região de Desenvolvimento do Agreste Meridional tem uma área de 10.828 km2 e é formada por 26 municípios onde, segundo o Censo 2010 do IBGE, vive uma população de 641.727 habitantes, sendo 370.818 habitantes na zona urbana e 270.909 habitantes na zona rural.

O município mais populoso é Garanhuns, com 129.392 habitantes, seguido por Buíque, com 51.990 habitantes.

A economia do Agreste Meridional tem na pecuária leiteira sua principal base, sendo a região conhecida como a Bacia Leiteira do Estado, participando com mais de 20% da produção total de leite de Pernambuco. Além disso, o turismo, o comércio e atividades agrícolas também têm expressão na economia regional.

Por conta do clima diferenciado (em cidades como Garanhuns, a temperatura cai a 12 graus centígrados no período mais frio), a região tem uma maior variedade de culturas agrícolas e essa particularidade climática também impulsiona o turismo local. Em 2001, por exemplo, a infra-estrutura hoteleira da Região era representada por 117 hotéis e pousadas, das quais 68,8% localizadas em Garanhuns.

Por municípios, os destaques da região são os seguintes:

Em Garanhuns, o Festival de Inverno atrai milhares de turistas; Buíque tem como maior atrativo o Vale do Catimbau, que é o segundo maior parque arqueológico do Brasil; Saloá explora o turismo rural; e a produção de leite destaca-se, entre outros, nos municípios de Bom Conselho, Itaíba, Capoeiras e Tupanatinga.

Índice de desenvolvimento humano - O IDH do Agreste Meridional é de 0,598, inferior ao de Pernambuco que é de 0,705. Entre os maiores índices estão Garanhuns (0,692), Venturosa (0,633) e Lajedo (0,625).

Municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Buíque, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaiba, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Pedra, Saloá, São João, Terezinha, Tupanatiga e Venturosa.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco