curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Agreste Central

Localizada na mesorregião do Agreste Pernambucano, a Região de Desenvolvimento do Agreste Central tem uma área de 10.117 km² e é formada por 26 municípios. De acordo com o censo demográfico 2010 do IBGE, tem uma população de 1.048.968 habitantes, sendo 807.285 habitantes na área urbana e 241.683 habitantes na zona rural.

O município mais populoso da região é Caruaru, com 314.951 habitantes e o segundo município de maior população é Belo Jardim, com 72.412 habitantes.

A economia do Agreste Central está vinculada ao Pólo de Confecções do Estado (vestuário e têxteis) do qual Caruaru é um dos principais centros (*); à produção agrícola; à pecuária de leite e de corte; à avicultura; ao turismo; ao comércio e serviços.

(*) O Pólo de Confecções de Pernambuco apresenta grande concentração no Agreste do Estado, particularmente no entorno do eixo Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte, com 73% da produção do vestuário do Estado, 77 mil empregos diretos e indiretos, e 12 mil empresas formais e informais, conforme dados do Condepe/2006.)

A agricultura é basicamente a mesma das demais regiões semi-áridas, com o cultivo de culturas tradicionais como milho, feijão, mandioca e palma. Nas áreas de brejo, que são exceção, o clima permite o plantio de verduras, hortaliças e café.

Por municípios, os destaques da região são os seguintes:

Caruaru é grande centro comercial; Gravatá é um centro de lazer e pólo moveleiro; Belo Jardim tem indústrias de porte como Baterias Moura, Palmeiron e Mafisa; Poção e Alagoinha produzem renda e renascença; o destaque de Bonito é a produção de sucos de frutas; e São Joaquim do Monte é o maior produtor de tomates do Estado.

No artesanato, um grande destaque regional é a cerâmica figurativa produzida no Alto do Moura, em Caruaru, comunidade que conquistou o título, concedido pela Unesco, de Maior Centro de Artes Figurativas da América Latina.

Índice de Desenvolvimento Humano - O IDH do Agreste Central é de 0,634, inferior ao de Pernambuco que é de 0,705. Entre os maiores índices estão os de Caruaru (0,713), Gravatá (0,654) e Cachoeirinha (0,641).

Municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte e Tacaimbó.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco