curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Vitória de Santo Antão

vitoria 06Histórico

O povoamento do lugar onde hoje fica a cidade de Vitória de Santo Antão data de 1626 e o seu primeiro morador teria sido o português Diogo Braga, que se estabeleceu ali com a sua família, dando origem a um povoado que ficou conhecido por Cidade do Braga.

Durante a Invasão Holandesa, a vila foi assaltada e o nome Vitória é decorrente da vitória dos pernambucanos sobre os holandeses na Batalha do Monte das Tabocas, ocorrida a 03 de agosto de 1645.

O distrito de Vitória foi criado a 14 de março de 1783. A criação da vila, sob a denominação de Santo Antão, ocorreu a 27 de junho de 1811, data de criação do município, desmembrado do município de Olinda. O município passou a denominar-se Vitória de Santa Antão a 31 de dezembro de 1943.

Dados gerais

Localização: Zona da Mata Sul, a 51 km do Recife.
Área: 368 km2
Solo: Argiloso
Relevo: Ondulado e montanhoso
Vegetação: Floresta subperenifólia
Ocorrência mineral: Feldspato, quartzo e mica
Precipitação pluviométrica média anual: 1.834,4 milímetros
Meses chuvosos: Abril - Julho
População: 130.540 habitantes (IBGE 2010)
Eleitorado: 93.598 eleitores (TRE 2010)
Dia de feira: Sábado
Data de comemoração da emancipação política: 03 de agosto
Prefeito: Elias Alves de Lira (PSD)
Vice-Prefeito: Henrique José Queiroz Costa Filho (PR)
Padroeiro: Santo Antão

Base econômica

Agro-indústria canavieira

Peculiaridades

Conhecida nacionalmente por ser o lugar onde se fabrica a legítima cachaça nordestina, Vitória de Santo Antão é um dos principais centros de produção de destilados do país. É a terra dos engenhos de aguardente. E mais: a cidade também é rica em episódios e pontos históricos - alguns regionais, outros de importância nacional. Por tudo isso, Vitória faz parte do roteiro obrigatório de quem pretende conhecer a História e curtir as belezas do interior do Estado.

A produção sistemática de cachaça em Vitória de Santo Antão teve início em meados do século 17, nos antigos engenhos do período açucareiro. Muitos desses engenhos, como o Cachoeirinha ou o Engenho Velho, são hoje atrações turísticas abertas ao público. Mas, a produção de cachaça, agora, acontece em modernas unidades industriais que distribuem o produto em todo o mercado brasileiro e ainda exportam para vários países. É a tradicional pinga pernambucana cruzando fronteiras.

Entre as construções antigas do centro urbano de Vitória de Santo Antão, uma das mais importantes é, sem dúvida, a sede do Instituto Histórico e Geográfico da cidade. O prédio, que hoje abriga um acervo de aproximadamente cinco mil peças, foi construído em 1851 e já teve vários tipos de ocupação. Serviu, inclusive, para hospedar o imperador Dom Pedro II e a sua família, quando de uma visita a Pernambuco em 1859. Atualmente, é um local muito procurado pelos turistas que vão à cidade.

O principal centro de visitação turística em Vitória de Santo Antão é, também, um dos locais mais representativos para a História pernambucana: trata-se do Monte das Tabocas, local onde, em 1645, foi travada a primeira batalha entre os holandeses e os luso-brasileiros.

Os holandeses foram batidos e, depois dessa primeira derrota, ocorreriam novas batalhas no Recife, em Goiana e Jaboatão dos Guararapes. Atualmente, o Monte das Tabocas é um parque histórico estadual.

Vitória de Santo Antão é, ainda, uma terra de muitos artistas e intelectuais de grande importância no cenário cultural brasileiro. Entre estes, estão, por exemplo, o escritor Osman Lins, autor de "Lisbela e o Prisioneiro", e jornalista, escritor e compositor Nestor de Holanda, criador de grandes sucessos da MPB.

Parque Tabocas - O Parque Histórico Estadual das Tabocas foi criado pelo governo de Pernambuco, a 09-11-1978, no local onde, a 03 de Agosto de 1645, foi travada a primeira batalha entre os holandeses e portugueses e brasileiros, episódio que deu início a retirada dos holandeses do Brasil. Localizado a 54 Km do Recife, PE, no município de Vitória de Santo Antão cujo nome se deve à vitória na Batalha do Monte das Tabocas.

Tem área total de 9,33 hectares, em torno do monte onde, em 1945, foi erguida uma capela à Nossa Senhora de Nazaré - cumprindo-se, assim, a promessa feita, três séculos antes, pelo governador da capitania de Pernambuco e um dos comandantes das tropas luso-brasileiras, João Fernandes Vieira, de que ali construiria uma igreja caso os holandeses fossem derrotados.

Serviços

Prefeitura/endereço:
Rua Demócrito Cavalcanti, 144 - CEP: 55.600-000
TelefoneS: (81) 3523-1320 - (81) 3523-0862
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fórum/endereço:
R Joaquim Nabuco, 256 - Centro - CEP: 55.600-000
Telefones: (81) 3523-3153 - (81) 3523-1830 -
(81) 3523-2943 - (81) 3523-0318

Câmara Municipal
Praça 03 de Agosto, s/n - CEP: 55.630-000
Telefones: (81) 3523-1653 - (81) 3523-1460

Vereadores (11):
Alecsandro Amâncio Pereira (PTC)
Amaro Nogueira Alves (PSD)
Antônio Gabriel do Nascimento (PR)
Edimar José Gomes (PMN)
Edmilson Zacarias da Silva (PSD)
Edmo da Costa Neves Filho (PMN)
Edvaldo Bione de Melo Júnior (PMDB)
João Dias de Brito Neto (PR)
José Bertoldo de Lima Santos (PSDC)
José Geraldo Gomes de Araújo Junior (PTC)
Saulo Barros de Albuquerque (PSB)

Hospedagem

Fazenda Itamatamirim
BR 232, Km 38 – Telefones: (81) 9944-8029 / 9298-9267
Site: www.itamatamirimpark.com
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco