curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Triunfo

triunfo 03Histórico

A povoação que atualmente é o município de Triunfo surgiu no sítio denominado Baixa Verde, próximo à Serra Grande do Pajeú, onde em 1803 o missionário Capuchinho Frei Ângelo Maurício de Niza, que andava pelo sertão pernambucano mediando conflitos entre índios e fazendeiros, iniciou a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores.

A área do Sítio Baixa Verde pertencia ao município de Flores e a povoação surgida em torno da capela progrediu rapidamente, provocando atritos entre os moradores locais e os representantes da poderosa família Campos Velhos que mandava na região. Os atritos, que tinham razões comerciais, viraram uma verdadeira guerra que, depois de anos, foi vencida pelos moradores da Baixa Verde.

Daí, os vencedores mudaram o nome da comunidade para Triunfo.

A povoação de Triunfo, anteriormente denominada Baixa Verde, foi elevada à categoria de Vila pela lei provincial nº 930, de 02/06/1870, desmembrado do município de Flores. A Vila foi instalada 08/01/1872. A Vila de Triunfo foi elevada à condição de cidade e sede do município pela lei provincial nº 1805, de 13/06/1884.

Quem nasce em triunfo é triunfense.

Dados gerais

Localização: Sertão do Pajeú, distante 411 km do Recife.
Área: 299 km2
Solo: Rochoso, pedregoso e arenoso
Relevo: Forte ondulado e montanhoso, com afloramento de rochas
Vegetação: Floresta subcaducifólia
Ocorrência mineral: Constituição rochosa
Precipitação pluviométrica média anual: 2.331,6 milímetros
Meses chuvosos: Fevereiro - Abril
População: 15.006 habitantes (IBGE 2010)
Eleitorado: 11.721 eleitores (TRE 2010)
Dia de feira: Sábado
Data de comemoração da emancipação política: 13 de junho
Prefeito: Luciano Fernando de Sousa (PR)
Vice-Prefeito: Joao Hermano de Souza Lima (PTN)
Padroeira: Nossa Senhora das Dores

Uma das atrações da cidade é o seu patrimônio histórico-cultural, destacandos-se o belo casario formado por construções dos séculos XVIII e XIX, em bom estado de conservação.

Do teleférico que leva ao Centro de Turismo e Lazer do Sesc, o visitante tem uma vista panorâmica da cidade que é uma das mais bonitas do sertão pernambucano.

Base econômica

As principais atividades econômicas de Triunfo são o turismo e a agroindústria, com maior potencialidade de desenvolvimento para produtos alimentícios.

Peculiaridades

Cidade mais alta do território pernambucano (são 1.100 metros de altitude), Triunfo é um verdadeiro paraíso. Apesar de localizada na região das secas (o semi-árido nordestino), ela esbanja água que brota de fontes naturais, escorre por mansas cachoeiras e forma belos lagos e açudes

De clima ameno, com temperaturas entre 15 e 10 graus no período chuvoso, a cidade conta ainda com um patrimônio histórico-cultural de fazer inveja. Daí, não ser nenhum exagero afirmar que Triunfo tem uma forte potencialidade para o turismo e é visita obrigatória para quem pretende curtir o melhor de Pernambuco.

Acompanhe, aqui, algumas atrações dessa simpática cidade do Sertão do Pajeú:

Açude João Barbosa – Localizado na área urbana, bem na entrada da cidade, é o principal cartão-postal do município. Rodeado por construções residenciais, armazena grande volume de água durante o ano inteiro. É o maior diferencial entre Triunfo e as demais cidades sertanejas que sofrem regularmente os efeitos das secas.

Cine Teatro Guarany - Imponente construção do início do Século XIX, localizado ao lado do Açude João Barbalho, no centro urbano da cidade. No final da década de 1920, o cinema entrou em crise e prédio abrigou um bar. Em 1988, o edifício foi desapropriado e tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual. Restaurado, retomou sua função original.

Sítio Histórico – Além de prédios como os de igrejas ou do cinema local, Triunfo preserva razoável trecho de edificações residenciais antigas, com seus casarões e sobrados que lembram o sítio histórico de Olinda tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Casa Grande das Almas – Localizada na zona rural, no Sítio das Almas, já na divisa com o Estado da Paraíba. É uma construção do final do Século XIX, com 14 cômodos, erguida pelo alferes João Timóteo de Lima. Metade do casarão fica em território pernambucano e ou outros cômodos em solo paraibano.
Por essa razão, foi um dos abrigos preferidos pelo cangaceiro Lampião que era amigo do alferes: quando a polícia pernambucana chegava ali, Lampião se instalava nos cômodos do lado paraibano, onde os policiais pernambucanos não podiam atuar. Quando a polícia paraibana chegava, Lampião fazia o caminho inverso. A casa conserva sua estrutura original em pedra e cal e ainda guarda vários objetos do seu primeiro proprietário.

Pico do Papagaio – É o ponto mais alto de Pernambuco, com 1.200 metros de altitude. Uma das mais belas paisagens do sertão do Estado.

Poço Dantas – Pequena cachoeira que corre para um poço, formando uma piscina natural. Tem queda de cinco metros.

Cachoeira dos Pingas – Queda d'água de aproximadamente 50 metros, um belo espetáculo para quem se dirige a área onde estão instalados alguns dos famosos engenhos de rapadura do município.

Cachoeira do Grito – Queda de oito metros, derrama água num pequeno lago de 12 metros de comprimento por cinco metros de largura.

Furna da Laje – Nascente de água cristalina que abastece a população rural daquela área.

Engenhos – Triunfo é conhecida como "a capital nacional da rapadura". Atualmente, existem no município 50 engenhos em atividade, produzindo 1,5 mil toneladas de rapadura ao ano e gerando cerca de três mil empregos.
Alguns desses engenhos operam um circuito turístico, permitindo ao visitante acompanhar desde o transporte da cana-de-açúcar até a fervura e colocação do caldo nas formas de madeira, de onde a rapadura sai em formato de pequenos tijolos.

Festas e espetáculos – Incluída no Circuito do Frio (festival do calendário turístico do Estado realizado entre junho e julho), Triunfo é uma cidade que mantém em atuação grupos de diferentes manifestações da cultura popular, tais como ciranda, xaxado, bacamarteiros e outros. Além do ciclo junino e do carnaval, Triunfo tem ainda as seguintes festas tradicionais: Festa do Estudante, ocorre durante oito dias do mês de julho: Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores, que vai de 24 de dezembro a 1º de janeiro.

Serviços

Prefeitura/endereço:
Av. José Veríssimo dos Santos, 365 - CEP: 56.870-000
Telefones: (87) 3846-1156 – (87) 3846-1256

Fórum/endereço:
Forum Caete de Medeiros
PÇ Praça 15 de novembro, 48 - Centro - CEP: 56.870000
Telefones: (87) 3846-1396 - (87) 3846-1191

Câmara Municipal:
Rua José Rodrigues de Souza, 200 - CEP: 56.870-000
Telefone: (87) 3846-1225

Vereadores (11):
Aluisio Rodrigues de Lima (PTN)
Anselmo Martins Pereira (PR)
Antonio Estevao da Silva (PR)
Djaci Marques de Souza (PSD)
Everaldo Martins da Silva (PTB)
Joeldes Moreno de Medeiros (PR)
José Carlos Rodrigues dos Santos (PR)
Lucimar Feitosa Ventura (PSB)
Marcos Daniel de Souza Lima (PTN)
Sandra Gusmão da Silva (PTB)
Selma Fernandes dos Santos (PTB)

Hospedagem

1 - Centro de Turismo e Lazer Sesc Triunfo
Rua Antônio Henrique da Silva, s/n – São Cristóvão
Fone/Fax: (87)3846-2800
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A Infra-estrutura conta com:
• 56 apartamentos, todos com frigobar, televisão, telefone, sendo 20 apartamentos adaptados para pessoas da terceira idade e 01 apartamento adaptado para portador de necessidade especial (cadeirante) • Piscinas aquecidas com vista panorâmica • Restaurante • Cyber Café Engenho, com acesso a Internet banda larga • Estacionamento Interno • Biblioteca • Salão de Jogos • Quadra Poliesportiva • Fitness Center • Loja e Espaço de Artesanato • Primeiro Teleférico do Sistema Sesc • Centro de convenções com capacidade para 200 pessoas com sala de apoio • Business Center

2 - Pousada Café do Brejo
Chácara Kelé (saída p/ Serra Talhada), 1,5 km
Tel: (87) 3846-1623

3 - Pousada Baixa Verde
Rua Manoel Paiva dos Santos, 114 – CEP: 56.870-000
Tel: (87) 3846-1103 (87) 3846-1410
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Detalhes : bar, restaurante, piscina, estacionamento, tv, ventilador, frigobar, fone.

4 - Pousada Calugi
Sítio Calugi - Estrada de Santa Teresa
Tel: (87) 3846 – 1183
Detalhes : bar, restaurante, estacionamento, tv, fone, frigobar, sauna.

5 - Pousada Recanto
Av. Manuel Paiva dos Santos, 20
Tel: (87) 3846 – 1140
Detalhes : tv, ar, frigobar.

6 - Pousada Alpes de Triunfo
Rua Gaudino Diniz, 250
CEP: 56.870-000

7 - Otellin Triumph
R. Dr. Eng.º Teodolino Rodrigues, 92 - Saudade
(acesso pela saída p/ Serra Talhada) – Tel. (87) 3846-1244

8 - Pousada Santa Elizabeth
Av. Frei Fernando, 175, Centro
Tel: (87) 3846-1236
Detalhes : ventilador, frigobar.

9 - Pousada Bela Vista
Av. Manoel Paiva dos Santos, 56, Centro
Tel: (87) 3846-1300
Detalhes : tv, ventilador, bar, restaurante.

 

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco