curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Tracunhaém

tracunhaem 03Histórico

As terras onde atualmente fica o Município de Tracunhaém pertenciam ao Município de Nazaré e tiveram seu povoamento iniciado na primeira metade do século XVIII, por alguns exploradores de pau-brasil e fazendeiros criadores de gado. Localizado na Zona da Mata, futura região canavieira no Estado, o povoado teve vários engenhos de açúcar que impulsionaram o seu desenvolvimento.

O Distrito foi criado, já sob a denominação de Tracunhaëm, pela lei municipal nº 5, de 30/11/1892 (também pela lei municipal nº 145, de 09/12/1914), subordinado ao então Município de Nazaré. Extinto pela lei municipal nº 445, de 21/11/1929, o Distrito foi recriado pelo decreto municipal nº 5, de 07/11/1930. Tracunhaém foi elevado à categoria de Município pela lei estadual nº 4.950, de 20/12/1963.

À época de sua emancipação, o Distrito foi desmembrado de Nazaré da Mata e o Município foi constituído apenas do distrito-sede. O Município de Tracunhaém foi instalado a 02 de março de 1964. O nome Tracunhaém é um vocábulo de origem tupi e significa "formigueiro" ou "panela de formiga". Quem nasce no Município de Tracunhaém é tracunhaense.

Dados gerais

Localização: Zona da Mata Norte, a 63 km do Recife.
Área: 173 km2
Solo: Argiloso
Relevo: Ondulado e forte ondulado
Vegetação: Floresta subperenifólia
Ocorrência mineral: Constituição argiloso e rochosa
População: 13.055 habitantes (IBGE 2010)
Eleitorado: 9.435 eleitores (TRE 2010)
Dia de feira: Domingo
Data de comemoração da emancipação política: 20 de dezembro
Prefeito: Belarmino Vasquez Mendez Neto (PR)
Vice-Prefeita: Eunice Lourdes da Silva Ferreira (PSDB)
Padroeiro: Santo Antônio

Base econômica

Agropecuária, indústria de transformação e turismo.

O artesanato é fonte de renda para quase metade da população da cidade

Em Tracunhaém, o barro vira peças utilitárias e verdadeiras obras de arte

Peculiaridades

A cidade de Tracunhaém é um dos mais importantes pólos de cerâmica do Estado. Ali, praticamente metade da população sobrevive, direta ou indiretamente, da transformação do barro em peças utilitárias ou em obras de arte. São os trabalhadores anônimos que atuam nas olarias do município ou os vários artesãos famosos da cidade, alguns deles conhecidos até mesmo fora do Brasil.

Os ceramistas dedicam-se, especialmente, a imagens de santo em barro, de tamanhos variados. Entre seus principais artesãos estão Zezinho de Tracunhaém, Nilton Tavares, José Joaquim da Silva e o Mestre Nuca. Outro artista que tem ligações com o pólo é Thiago Amorim, residente em Olinda, mas que ganhou notoriedade como ceramista em Trachunhaém, entre os anos 1975/1985.

Os santos produzidos pelos artesãos locais são famosos nacionalmente. Tracunhaém tornou-se tão marcante como pólo artístico que alguns dos seus artesãos acabaram adotando como sobrenome o próprio nome da cidade e só desta forma são identificados. Entre os anos 1970/80, a cidade era visita obrigatória de intelectuais e artistas brasileiros que passavam pelo Estado.

Quando esteve no Recife, em 1980, o Papa João Paulo II levou uma imagem de Nossa Senhora do Carmo produzida em Tracunhaém. Consta que os primeiros artesãos locais foram os índios tupis, que modelavam cachimbos de barro. Além da cerâmica, a outra principal atividade econômica do município é a agroindústria canavieira.

Serviços

Prefeitura/endereço
Rua 7 de Setembro, 295 - CEP: 55.805-000
Telefones: 36461156 - 36461116

Câmara Municipal/endereço
Praça Costa Azevedo, 57 - CEP: 55.805-000
Telefone: 3641-1123

Vereadores (09):
André Vieira Santiago Filho (PR)
Antonio Carlos de Santana (PV)
Antonio Francisco de Oliveira (PSB)
Carlos Barbosa da Silva (PSDB)
Genivaldo Gouveia da Silva (PR)
José Erasmo da Silva (PSD)
Regildo Heleno Noe Barbosa (PSB)
Severino Pereira de Souza Silva (PMDB)
Wilza Maria Ferreira de Santana (PDT)

 

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco