curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Solidão

solidao 08Histórico

Em meados do século XIX, as terras onde atualmente fica o município de Solidão eram uma fazenda de propriedade de João Teodósio que ali se estabeleceu e iniciou uma pequena atividade agrícola. Como o negócio não prosperou, em 1883 João Teodósio vendeu a fazenda a Jesuíno Pereira que teria mais sorte.

O novo proprietário deu continuidade à exploração e ao cultivo da terra, construiu outras casas para os moradores e, com o sucesso do empreendimento, tratou logo de fundar o primeiro engenho da fazenda. Animado, Jesuíno Pereira pretendia transformar a fazenda num povoado, mas morreu antes de concretizar o seu sonho.

Anos depois da morte do fazendeiro, a viúva Francisca Pereira atendeu o pedido do padre Carlos Cottart, vigário de Afogados da Ingazeira, e dou um terreno para que fosse construída uma igreja na fazenda. A construção da igreja, em louvor de Nossa Senhora de Lourdes, teve início em 1911 e em torno dela surgiu o povoado.

Consta que, desde o tempo em que era fazenda, a localidade era chamada Solidão. O Distrito, subordinado ao município de Afogados da Ingazeira, foi criado pela lei municipal nº 3, de 10/02/1937. Pela lei estadual nº 418, de 31/12/1948, o Distrito passou a fazer parte do novo município de Tabira.

O Distrito de Solidão foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 4969, de 20/12/1963, desmembrado do município de Tabira, e sua instalado ocorreu a 14/03/1964. Administrativamente, o município é formado pelo distrito-sede e pelo povoado de Pelo Sinal.

Quem nasce em Solidão é solidanense.

Dados gerais

Localização: Sertão do Pajeú, distante 411 km do Recife.
Área: 140 km2
Solo: Arenoso/pedregoso/rochoso
Relevo: Forte ondulado e montanhoso
Vegetação: Caatinga hiperxerófila
Ocorrência mineral: Constituição rochosa
População: 5.744 habitantes (IBGE 2010)
Eleitorado: 4.987 eleitores (TRE 2010)
Dia de feira: Domingo
Data de comemoração da emancipação política: 20 de dezembro
Prefeita: Maria Aparecida Vicente Oliveira Caldas (PSB)
Vice-Prefeito: Diomesio Alves de Oliveira (PTB)
Padroeira: Nossa Senhora de Lourdes

Base econômica

Agropecuária.

Os supostos milagres de Solidão ganharam as páginas dos jornais da época, ajundando espalhar a fama do santuário da cidade entre os pernambucanos e nordestinos.

Peculiaridades

A fé e a devoção do povo pernambucano deram origem à construção de vários santuários e à organização de tradicionais romarias e festas religiosas em municípios do interior do Estado. Um dos mais significativos desses santuários está em Solidão, essa pequena cidade entre as serras.

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes está localizado na área urbana de Solidão, num dos pontos mais altos da cidade (subida com 58 degraus) onde estão duas imagens: as de Nossa Senhora de Lourdes e a de Santa Bernadete. Diariamente, o santuário recebe a visita de fiéis de todo o Nordeste.

Mas, é na terceira semana de outubro, quando acontece a Festa dos Romeiros, que a cidade é invadida por um grande número de visitantes. Nessa época, cerca de 15 mil pessoas vão à Solidão pagar promessas, fazer pedidos à santa ou simplesmente conhecer o local considerado sagrado.

O Santuário

A história do santuário de Solidão começou em 1945, quando o padre francês Carlos Cottart, que atuava no sertão pernambucano, decidiu colocar uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes numa gruta do então arruado que se chamava Solidão e pertencia ao município de Afogados da Ingazeira.

Durante a construção do pedestal para a imagem, surgiu, entre as paredes rochosas da gruta, um olho d'`água que ninguém havia notado antes. Os moradores atribuíram o fato a um milagre e logo se espalhou a informação de que aquela água tinha poderes curativos.

Antes mesmo de terminada a construção do santuário, começaram a acontecer ali várias celebrações religiosas. O local passou a ser visitado por pessoas da redondeza, que chegavam para acender velas à santa, pagar promessas ou coletar um pouco da água milagrosa.

As notícias de graças alcançadas se espalharam e, pouco a pouco, o povoado passou a receber visitantes de todo o território pernambucano. Entre as décadas de 1950/70, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes viveu um período de intensa movimentação, com milhares de fiéis vindos de todo o Nordeste brasileiro.

Milagres e castigo

Entre as muitas histórias de milagres, os moradores de Solidão costumam lembrar um caso ocorrido na década de 1940, com o pedreiro Quintino Vicente Barbosa (seu Tintino), que trabalhou na construção do santuário. Um filho do pedreiro, de nome José, de cinco anos, que era paralítico e surdo-mudo, passou a andar e ouvir apenas 24 horas depois de banhado com a água que escorria da gruta.

Mais recentemente, em 1979, uma criança de 11 anos e uma jovem de 18, moradoras da cidade de Arcoverde e ambas mudas, passaram a falar depois de rezar algumas horas aos pés da santa.

Há, também, histórias de cegos que passaram a enxergar; pessoas que nasceram com os pés ou braços tortos e ficaram curadas após uma simples lavagem com a água milagrosa; e muitas outras. Hoje, a água milagrosa já não jorra mais da gruta de Solidão e os sertanejos têm uma explicação: depois que muita gente passou a recorrer ao local, alguns gananciosos começaram vender a água e, por castigo, a fonte secou.
Nem por isso, os fiéis deixaram de comparecer ao santuário. Nos dias da Festa dos Romeiros, mais de cem ônibus chegam a Solidão trazendo os devotos.

Serviços

Prefeitura/endereço:
Rua Luiz Carolino de Siqueira, 184 - CEP: 56.795-000
Telefones: (87) 3830-1156 - (87) 3830-1126
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Câmara de Vereadores/endereço:
Rua Luíz Carolino de Siqueira, s/n - CEP: 56.795-000
Telefone: (87) 3830-1156

Vereadores (09):
Antonio Marinheiro de Lima (PTB)
Djalma Alves de Souza (PR)
Eliana Maria do Nascimento Santos (PSD)
Genivaldo Barros da Silva (PR)
Joao Vasconcelos Filho (PSB)
José Nogueira da Silva (PSD)
Pedro Izidorio da Silva (PSD)
Rogerio da Silva Barros (PTB)
Zeverland Virginio Lima (PSB)

 

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco