curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Santa Cruz da Baixa Verde

Histórico

O município de Santa Cruz da Baixa Verde foi criado a 01 de outubro de 1991, através da lei estadual nº 10.620. Seu território foi desmembrado do município de Triunfo. Quando de sua criação, dispunha apenas do distrito-sede e do distrito de Jatiúca. Ao Norte, Santa Cruz da Baixa Verde limita-se com o Estado da Paraíba, cidades de Manaíra e Princesa Isabel. Ao Sul, com Calumbi e Serra Talhada. A Leste com Triunfo e a Oeste com Serra Talhada.

Base econômica

A economia de Santa Cruz da Baixa Verde está baseada na agropecuária. Na agricultura predominam a cana-de-açúcar, o milho, o tomate, a banana e o café. Na pecuária prevalecem a caprinocultura e a bovinocultura.

Outro destaque da economia municipal é a agroindústria de produtos alimentícios, sobretudo a rapadura que é um tradicional doce nordestino fabricado a partir do mel extraído da cana-de-açúcar.

Peculiaridades

Localizada numa bela região de serras, Santa Cruz da Baixa Verde é considerada a capital nordestina da rapadura. No município existem vários engenhos (uns de mecanismos rudimentares, outros já dotados de equipamentos modernos) que anualmente produzem toneladas de rapadura. A produção é tão significativa que, entre as festas mais populares do Sertão do Pajeú, está a Feira da Rapadura, realizada no município em outubro.

No roteiro Pernambuco conhece Pernambuco (elaborado pelo Governo do Estado para promover o turismo interno), Santa Cruz da Baixa Verde está incluída na Rota do Cangaço – rota assim denominada por ser o Pajeú a terra natal do cangaceiro Lampião. Como atrações, além de uma "viagem" pela fabricação artesanal de rapadura, o município oferece a beleza da paisagem de serras; mirantes de onde é possível contemplar um belo por-de-sol; um bonito artesanato com destaque para objetos de barro ou esculturas em metal.

Entre as manifestações da cultura popular no município, um dos grandes destaques são os bacamarteiros.

Dados gerais

Localização: Sertão do Pajeú, distante 445 km do Recife, acesso pela BR-232 e PE-365 via Serra Talhada.
Área: 90 km2
Solo: Rochoso, pedregoso e arenoso
Relevo: Forte ondulado
Vegetação: Floresta subcaducifólia
Ocorrência mineral: -
Meses mais chuvosos: Fevereiro - Março
População: 11.769 habitantes (IBGE 2010)
Eleitorado: 8.836 eleitores (TRE 2010)
Prefeito: Tássio José Bezerra dos Santos (PTB)
Vice-Prefeito: Jose Cicero Alves Feitoza (PR)

Serviços

Prefeitura/endereço:
Rua Antônio Inácio s/n - CEP: 56.875-000
Telefones: (87) 3846-8127 - (87) 3846-1372

Câmara Municipal
Av. Carolino Campos, 179 CEP: 56.875-000
Telefone: (87) 3846-8150

Vereadores (09):
Erinaldo Pereira Feitosa (PTB)
Francisco Rufino da Silva (PR)
José Arnaldo do Nascimento Gaia (PSC)
Leandro Pereira Lima (PTB)
Manoel Messias Adriano de Lima (PDT)
Maria Eliete da Silva Lima (PSC)
Metodio Gomes da Silva (PR)
Raimundo Joao de Melo (PPS)
Valdenildo Brasil Gomes (PSDC)

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco