curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Quixaba

quixaba 02Histórico

O município de Quixaba foi criado a 01 de outubro de 1991, através da lei estadual n° 10.618, tendo seu território desmembrado do município de Carnaíba. Na época da criação, o município contava com dois distritos: Sede e Lagoa da Cruz, este último não instalado.

A povoação de Quixaba, localizada às margens do Riacho Canabrava, surgiu em meados da década de 1920, tendo como fundador o fazendeiro Solidônio Pereira de Carvalho que ali se instalara com alguns parentes. Entre 1929/30, por iniciativa de Solidônio, foi erguida na comunidade uma capela dedicada a São Sebastião que se tornaria padroeiro da cidade.

Consta que a primeira feira-livre da Vila foi realizada a 08 de agosto de 1928, ocasião em que foram comercializados produtos regionais como rapadura, queijo e mel de engenho. O distrito, sob o nome Quixaba, pertenceu ao município de Flores até 02 de setembro de 1958, quando foi transferido para o município de Carnaíba.

Há pelo menos duas explicações sobre a origem do nome Quixaba. Uma diz que no local onde surgiu a Vila existiam muitas Quixabeiras e essas plantas teriam dado nome à comunidade. A outra versão diz que o nome da cidade veio do vocábulo tupy “quessaba” que significa “lugar de dormir, rede, pouso”.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em divisão territorial datada de 2009 o município de Quixaba continua constituído apenas do distrito Sede. Quixaba limita-se ao Norte com o Estado da Paraíba; ao Sul, com o município de Flores; ao Leste, com Carnaíba; e a Oeste com a Paraíba.

Quem nasce em Quixaba é quixabense.

Clima

A Sede do município está a 542 metros de altitude em relação ao nível do mar. O clima é semi-árido quente, com temperatura variando entre 20ºC e 36°C.

Pioneirismo

Na década de 1990, Quixaba deu um exemplo a todo o Brasil. Foi quando o primeiro prefeito da cidade, Antônio Ramos da Silva (Pezão), um ex-lavrador analfabeto que governou de 1993 a 1996, implantou ali um ousado plano educacional, investindo 40% do orçamento do município em educação.

O plano educacional de Quixaba colocou diariamente nos bancos escolares 46% dos habitantes do município. Além disso, a pequena cidade contava com duas bibliotecas, num total de 4.000 volumes, e até um albergue para hospedar professores que vinham de fora. Em nenhum outro município brasileiro havia algo igual.

Pela façanha, o prefeito analfabeto se tornou uma pessoa famosa, com direito a entrevistas no programa de televisão de Jô Soares e nas páginas amarelas da revista Veja, edição de 13 de março de 1996.

Dados gerais

Localização: Sertão do Pajeú, distante 434 km do Recife.
Área: 216 km2
Solo: Arenoso, argiloso e pedregoso
Relevo: Suave ondulado e ondulado
Vegetação: Caatinga hiperxerófila
Ocorrência mineral: -
Meses chuvosos: Março – Abril
População: 6.735 habitantes (IBGE 2010)
Eleitorado: 5.447 eleitores (TRE 2010)
Aniversário da cidade: 01 de outubro
Prefeito: Jose Pereira Nunes (PR)
Vice-Prefeito: Damião Cabral dos Santos (PR)

Base econômica

Entre as principais atividades econômicas do município estão o cultivo de milho e feijão, a avicultura e a bovino-caprinocultura.

Turismo

Os principais pontos turísticos de Quixaba são: Serra do Cruzeiro, de onde podemos avistar a cidade por inteira; Pedra do Quixó, que também proporciona uma vista panorâmica da cidade; e a Cachoeira do Inferno, ideal para os aventureiros que praticam trilhas entre matas da caatinga.

Serviços

Prefeitura/endereço:
Rua Solidônio P.de Carvalho, s/n - Centro - CEP: 56.823-000
Telefones: (87) 3854-8100 - (87) 3854-8156

Câmara Municipal
Rua Solidonio P. de Carvalho, s/n - CEP: 56.823-000
Telefone: (87) 3854-8105

Vereadores (09):
Antônio Ramos da Silva (PSB)
Gildemar Pereira da Silva (PP)
Helenildo Bezerra de Andrade (PR)
João Vianney da Silva (PR)
Joaquim Estevam de Brito (PR)
José Freire Mariz Filho (PR)
Neudiran Rodrigues de Medeiros (PR)
Tatiana Michelle Lacava de Carvalho (PP)
Venceslau Alves da Silva (PR)

 

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco