curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Petrolina



petrolina 02Histórico

Até a primeira metade do século XIX, o local onde hoje fica a cidade de Petrolina era apenas o ponto por onde viajantes nordestinos faziam a travessia do Rio São Francisco, para chegar a cidade baiana de Juazeiro. Por isso, o local era denominado Passagem do Juazeiro.

Em 1858, o capuchinho Frei Henrique iniciou ali a construção de uma igreja dedicada à Santa Maria Rainha dos Anjos, concluída dois anos depois. Foi em torno dessa igreja que o povoado cresceu, sendo elevado à categoria de Freguesia através da Lei n.º 530, de 7 de junho de 1862.

A 07 de julho de 1862, a lei provincial nº 530 criou a Vila de Petrolina e para lá transferiu a sede do município de Boa Vista (hoje Santa Maria da Boa Vista).A vila foi legalmente extinta a 13 de maio de 1864 (lei provincial nº 601) e restaurada a 18 de maio de 1870. Petrolina teve o predicamento de cidade a 03 de julho de 1895, através da lei estadual nº 130.

Dados gerais

Localização: Sertão do São Francisco, a 722 km do Recife.
Área: 4.559 km2
Solo: Pedregoso
Relevo: Plano e suave ondulado
Vegetação: Caatinga hiperxerófila
Ocorrência mineral: Calcário, argila
Precipitação pluviométrica média anual: 1.059,6 milímetros
Meses chuvosos: Dezembro - Janeiro
População: 294.081 habitantes (IBGE 2010)
Eleitorado: 165.042 eleitores (TER 2010)
Dia de feira: Segunda-feira
Data de comemoração da emancipação política: 21 de setembro
Prefeito: Julio Emilio Lossio de Macedo (PMDB)
Vice-Prefeito: Guilherme Cruz de Souza Coelho (PSDB)
Padroeira: Nossa Senhora Rainha dos Anjos

A Catedral foi construída em 1929, em estilo neo-gótico, por iniciativa de Dom Malan.

Petrolina dispõe de uma excelente rede de hotéis dos mais diferentes tipos e padrões.

Base econômica

Petrolina tem sua economia concentrada na agricultura, com destaque para o setor de fruticultura irrigada, sendo uva, manga, goiaba, banana e coco-da-baía os principais produtos. A produção é voltada para as exportações, sobretudo a partir do aeroporto do município que tem padrões internacionais. Dali saem anualmente 5 milhões de litros de vinho, em duas safras e meia por ano Os setores de comércio e serviços têm, cada um, cerca de 15% de participação na economia local. A pecuária baseia-se na criação de bovinos, caprinos e ovinos.

Peculiaridades

Petrolina é a mais bem estruturada cidade do Sertão pernambucano. Dispõe de, praticamente, todos os serviços oferecidos pela Capital do Estado. Situada à beira do rio São Francisco, é separada de sua vizinha Juazeiro, na Bahia, por uma ponte e, além das praias fluviais, tem uma série de outras atrações que vão da gastronomia a um patrimônio histórico e cultural. Veja, a seguir, os principais pontos turísticos da cidade:

Orla - A Orla do São Francisco em Petrolina é um movimentado ponto de encontro. Dispõe de bares e lanchonetes, playground, restaurantes, pista de cooper, pista de patinação e palco de shows artísticos.

Barragem de Sobradinho - A Barragem de Sobradinho tem o maior lago artificial do mundo. Além de local de competições esportivas, uma outra atração é a Eclusa –que é um reservatório em forma de câmara para possibilitar, pelo enchimento e esvaziamento, que uma embarcação transpunha uma diferença de nível. No local existem restaurantes que servem pratos à base de surubim pescado no próprio lago.

Ilha do Rodeadouro - Tem praias propícias para banho e é uma outra boa atração no município.

Ilha do Fogo - Local com várias árvores frutíferas como goiabeiras e mangueiras que, além de frutos, dão uma boa sombra. Tem praias convidativas e um mirante de onde o visitante pode apreciar a grandeza do Rio São Francisco e as belezas das cidades de Petrolina e Juazeiro.

Ateliê de Ana das Carrancas - Local de trabalho da ceramista Ana Leopoldina Santos Silva, a Ana das Carrancas, que ficou famosa por fazer carrancas em barro - a tradição no São Francisco era carranca em madeira.

Museu do Sertão - Guarda um bom e variado acervo de documentos históricos, instrumentos indígenas, peças sacras e objetos típicos do uso de cangaceiros, boiadeiros, antigos coronéis e pescadores

Igreja Matriz - Teve a construção iniciada em 1874 e concluída em 1906, em estilo barroco. A imagem da padroeira (Nossa Senhora Rainha dos Anjos) foi trazida da Ilha da Madeira, Portugal.

Catedral de Petrolina - Construída em 1929, por iniciativa do bispo Dom Malan, em estilo neo-gótico, com vitrais franceses, imagens trazidas da Europa e relógio doado pelo Padre Cícero Romão.

Concha Acústica - Tem palco elevado e arquibancadas com capacidade para cinco mil pessoas.

Centro de Convenções Senador Nilo Coelho - Tem 16.000 metros quadrados de área construída, onde existem auditórios, restaurantes, lojas comerciais, sala de imprensa, sala vip, entre outros equipamentos.

Serra da Santa - Local onde existe uma gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, muito visitada por fiéis que vão pagar promessas.

Serrote do Urubu - Local ideal para camping.

Fazendas Vinícolas - Também são atrações no município as fazendas vinícolas, onde é produzido o saboroso vinho do São Francisco. Entre elas estão Fazenda Vinícola Milano e a Fazenda Vinícola Ouro Verde

Serviços

Prefeitura/endereço:
Av. Guararapes, 2114 - CEP: 56.300-000
Telefone: (87) 3862-9118
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.petrolina.pe.gov.br

Fórum/endereço:
Forum Dr. Manoel Souza Filho
PÇ Santos Dummont, s/n - Centro - CEP: 56.300-000
Telefones: (87) 3862-8550 - (87) 3863-8567 - (87) 3863-8550 - (87) 3862-8582/8583 Faz.Publica

Câmara de Vereadores:
Rua Cícero Pombo, 317 - Centro - CEP: 56.300-000
Telefone: (87) 3862-9272

Vereadores (19):
Adalberto Bruno da Silva Filho (PSL)
Antonio de Souza Batista (PMDB)
Edilson Leite Lima (PSL)
Edinaldo Alves de Lima (PMDB)
Elias Passos Jardim (PP)
Elismar Gonçalves Alves (PMDB)
Geraldo Ferreira da Silva (PT)
Ibamar Fernandes Lima (PRTB)
José Batista da Gama (PDT)
Luiz Ailton Guimaraes Lima (PMDB)
Manoel Antonio Coelho Neto (PHS)
Maria Cristina Costa de Carvalho (PT)
Maria Elena de Alencar (PSB)
Osório Ferreira Siqueira (PSB)
Pedro Fili(PP)e Santos Pereira Lima (PSL)
Persio Antunes da Silva (PMDB)
Raimundo Nonato de Sousa Lopes (PRTB)
Ronaldo Luiz de Souza (PSL)
Zenildo Nunes da Silva (PSB)

 

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco