curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Lagoa Grande

lagoa grande 06Histórico

O distrito de Lagoa Grande foi criado pela Lei Municipal nº 410, de 30 de agosto de 1963, subordinado ao município de Santa Maria da Boa Vista. A Lei Estadual nº 11.215, de 16 de junho de 1995, criou o município de Lagoa Grande (portanto, desmembrado do município de Santa Maria da Boa Vista) tendo por sede a do antigo distrito, elevada à categoria de cidade. ) município de Lagoa Grande foi instalado em 1º de janeiro de 1997.

Dados gerais

Localização: Sertão do São Francisco, distante 713 km do Recife.
Limites: ao norte com Santa Cruz, ao sul com Petrolina e o Rio São Francisco, a leste com Dormentes e a oeste Santa Maria da Boa Vista
Área: 1.874 km2
Vegetação: caatinga
Ocorrência mineral: -
População: 22.719 habitantes (IBGE 2010)
Eleitorado: 17.226 eleitores (TRE 2010)
Precipitação pluviométrica média anual: 680,00 milímetros
Meses chuvosos: janeiro, fevereiro e março
Data de comemoração da emancipação política: 16 de junho
Dia de feira: Sábado
Prefeita: Dhonikson do Nascimento Amorim (PSB)
Vice-Prefeito: Roque Cagliari (PSDB)

Base econômica

Agricultura e indústria.

Peculiaridades

Conhecida em todo o Brasil como a capital da uva e do vinho do Nordeste, Lagoa Grande tem dez vinícolas instaladas em seu território. Essas vinícolas geram mais de 10 mil empregos e são responsáveis pela produção anual de 20,5 milhões de kg de uvas e mais de sete milhões de litros de vinhos. O vinho produzido na cidade é exportado para outros estados brasileiros e vários paises.

Turismo

Quanto ao turismo, Lagoa Grande é um município que une as paisagens características do semiárido nordestino (dominadas pela caatinga seca) ao belo cenário proporcionado pelas águas do Rio São Francisco, dominado por projetos de irrigação, ilhas, praias fluviais e corredeiras. É, portanto, uma região ideal para o lazer contemplativo, passeios de barco, pesca esportiva, os banhos.

No artesanato, predomina os trabalhos em couro. Na gastronomia, entre os grandes destaque estão os pratos à base do Surubim, pescado ali mesmo no Velho Chico. As mais destacadas festas são as seguintes: Festa de Nossa Senhora dos Remédios, realizada numa capelinha do século XVIII, na ilha da Missão, em setembro; Festa de Nossa Senhora do Rosário (outubro) - uma oportunidade para conhecer a "Dança do Congo"; Festa da Uva, comemorativa à safra (em outubro); e a Missa do Vaqueiro / Festa de Santa Bárbara, em agosto, no distrito de Jutaí.

Serviços

Prefeitura/endereço:
Rua Olimpio Angelim s/n Cristo Rei - CEP: 56.395-000
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: 55(87) - 3869-8904

Câmara Municipal
Rua Castelo Branco, 717 - Centro - CEP: 56.395-000
Telefone: (87) 3869.9172

Vereadores (11):
Edneuza Lafaiete de Brito (PTB)
Erasmo de Farias E Silva (PSB)
Francisco Evanilson Martins (PSD)
Ítalo Ferreira dos Santos (PDT)
João Carlos Nunes Ramos (PSB)
Joaquim Ramos Coelho (PT)
Josafa Pereira da Silva (PTB)
José Alves dos Santos (PR)
José Estevão Barbosa (PSB)
Lindaci Ramos de Amorim (PT)
Olavo Marques de Sá (PT)

 

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco