curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Itapissuma

Histórico

O local onde hoje fica a cidade de Itapissuma foi, primitivamente, uma aldeia indígena situada entre o mar e o Rio Itapissuma. Ali, em 1.588 foi fundada uma Vila, por iniciativa de padres Franciscanos. A Vila surgiu entre duas camboas (pequenas depressões artificiais junto ao mar onde, na maré baixa, fica retido o peixe que ali penetra na preamar) e os alagados de Bacurinho, ao Norte, e de Suruajá, ao Sul.

Em 1646, ainda quando do domínio holandês (que terminaria em 1654), foi construída uma ponte ligando a Vila de Itapissuma à Ilha de Itamaracá. Mais tarde, essa ponte seria substituída por uma outra, atualmente denominada Ponte Getúlio Vargas. Também no século XVII, por iniciativa do padre português Camilo de Mendonça, foi construída a primeira capela de Itapissuma, a de São Gonçalo do Amarante.

Como boa parte dos municípios pernambucanos, a evolução de Itapissuma se deu da seguinte forma: Aldeia, Povoado, Vila, Distrito e Município autônomo. O Distrito foi criado pela lei municipal nº 11, de 31/11/1892, subordinado ao município de Iguarassú. Pela lei estadual nº 8.952, de 14/05/1982, foi elevado à categoria de Município, sendo instalado a 31/01/1983, constituído apenas do distrito-sede.

De origem Tupi-Guarani, a palavra Itapissuma quer dizer "pedra negra", ou seja, derivaria de Ita que significa pedra e de xuma que significa negra. A palavra era usada para designar as grandes pedras negras e moles que existiam às margens do Canal de Santa Cruza, à beira do qual está localizada a cidade, no Litoral Norte de Pernambuco.

Quem nasce em Itapissuma é itapiossuense.

Dados gerais

Localização: Região Metropolitana do Recife, microrregião Itamaracá, distante 40,5 km da capital.
Área: 73,9 km².
Relevo: Baixada Litorânea, com relevo formado pelas Áreas Arenosas Litorâneas, onde se incluem as restingas, as dunas e os mangues.
Solos: profundos, excessivamente drenados e de baixa fertilidade natural
Vegetação: basicamente formada por Florestas Perenifólia de Restinga
Ocorrência mineral: -
Precipitação pluviométrica média anual: 1.867mm
Meses chuvosos: janeiro/fevereiro até setembro
População: 23.723 habitantes (IBGE 2010)
Eleitorado: 13.589 eleitores (TRE 2010)
Dia de feira: Sábado
Data de comemoração de emancipação política: 14 de maio
Prefeito: Cláudio Luciano da Silva Xavier (PSDB)
Vice-Prefeito: Elionilda José de Santana (PP)
Padroeiro: São Gonçalo do Amarante

Base econômica

Pesca e turismo.

Peculiaridades

Cercada por rios, mar e manguezais, Itapissuma é considerado um dos principais pólos náuticos do Nordeste brasileiro. Como a principal atividade de sua população é a pesca artesanal, o município também se destaca pela culinária à base de frutos do mar. E, dentre os saborosos pratos dessa culinária, um dos mais apreciados pelos turistas é a Caldeirada - feita à base de crustáceos, peixes e camarão, servido acompanhado de arroz, pirão, farinha de mandioca e salada. Além disso, Itapissuma é um município Patrimônio da Humanidade, por preservar resquícios de Mata Atlântica brasileira.

Festas

A mais importante festa de Itapissuma é a Buscado de São Gonçalo.Festa religiosa, a Buscada de São Gonçalo do Amarante, padroeiro da cidade, acontece desde 1861. Numa procissão terrestre denominada Levada, a imagem do santo é transportada da Igreja Matriz de Itapissuma para a Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Igarassu. Uma semana depois, acontece a procissão marítimo-fluvial, a Buscada, que traz a imagem do santo de volta para Itapissuma. Acontece em janeiro, sempre num domingo, com a participação de dezenas de barcos de pescadores.

Serviços

Prefeitura/Endereço:
Rua Manoel Lourenço, 16 - CEP: 53.700-000
Telefones: (81) 3548-1175 - (81) 3548-1230

Fórum/endereço:
R Manoel Lourenço, 201 - Centro - CEP: 53.700-000
Telefones: (81) 3548-1139 - (81) 3548-1266

Câmara Municipal:
Rua Manoel Lourenço, 26 - CEP: 53.700-000
Telefone: (81) 3548-1225

Vereadores (11):
Adeilda Maria da Silva (PSDB)
Derek Vinícius Arruda do Amaral (PSDB)
Edson Rubens Pereira de Oliveira (PTB)
Fábio Rogério Rodrigues de Paiva (PSDB)
Glináuria Wanderley de Oliveira (PSD)
Izolda Bandeira da Silva Pereira (DEM)
José Bezerra Tenorio Filho (PMN)
Luciano Dias Ramalho (PSD)
Massilon Filgueira de Castro (PSDB)
Nivaldo Vicente da Silva (PMN)
Severino Gomes da Silva (PSDB)

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco