curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Carnaíba

carnaiba 09Histórico

As terras onde atualmente fica o Município de Carnaíba eram habitadas originalmente pelos índios Cariris que, com a chegada do homem branco, foram aos poucos abandonando a região. Entre outros indicativos, a presença desses indígenas é confirmada por inscrições (ainda hoje conservadas) que eles deixaram em pedras e furnas das Serras do Boqueirão e da Mantinha.

Com a expulsão dos índios das suas terras, a propriedade do território passou à Casa da Torre de Garcia D'avila cujo livro de tombo faz referências as Fazendas Carnaíba Velha e Oitizeiro, que foram arrendadas ao Capitão Manoel de Souza Diniz. A povoação, no entanto, só começaria surgir na segunda metade do Século XIX, depois da chegada dos portugueses João Gomes dos Reis e o tenente Saturnino Bezerra que ali fixaram residência.

Encantado com as terras férteis e água em abundância na região, João Gomes dos Reis montou uma fazenda a que denominou, inicialmente, de Fazenda Lagoa da Barroca. Em 1870, o fazendeiro mandou erguer no local uma Capela sob a invocação do santo de sua devoção (Santo Antônio) e construiu, também, um pequeno cemitério. Foi, portanto, em torno dessa fazenda (depois denominada Fazenda Santo Antônio) que surgiu a povoação.

A 29/06/1823, a povoação é elevada à categoria de Vila, sob o nome de Carnaíba de Flores. O Distrito de Carnaíba, subordinado ao Município de Flores, foi criado a 29/07/1893, pela Lei Municipal nº 04. Desmembrado de Flores, Carnaíba foi elevada à categoria de Município através da Lei Estadual nº 1.018, de 30/12/1953. Em divisão territorial de 2003, o Município era constituído de dois Distritos: Carnaíba e Ibiratinga. O Distrito teve o nome mudado de Carnaíba para Carnaíba de Flores em 1920. O nome voltou para apenas Carnaíba em 1933.

A palavra Carnaíba, segundo alguns historiadores, é uma corruptela de Carnaúba, palmeira existente em abundância, à época, no local onde surgiu o município.

Gentílico: carnaibano ou carnaibense

Dados gerais

Localização: Sertão do Pajeú, distante 417 km do Recife.
Área: 543 km2
Solo: Arenoso argiloso e pedregoso
Relevo: Suave ondulado e ondulado
Vegetação: Caatinga hiperxerófila
Ocorrência mineral: A formação tacaratu conglomerado e arenitos conglomeráticos, com intercalação de siltitos, folhelhos e granitos
Precipitação pluviométrica média anual: 582,44 milímetros
Meses chuvosos: Março - Abril
População: 18.585 habitantes (IBGE 2010)
Eleitorado: 14.014 eleitores (TRE 2010)
Dia de feira: Sábado
Padroeiro: Santo Antônio
Data de comemoração da emancipação política: 30 de dezembro
Prefeito: José Mário Cassiano Bezerra (PSB)
Vice-Prefeito: Jeovane Adriano da Silva (PSB)

Base econômica

O município de Carnaíba tem sua economia baseada na agropecuária, sendo que na agricultura os principais produtos são: feijão, castanha de caju, mandioca, banana e goiaba, segundo dados do IBGE. Nas atividades pastoris, o destaque é a caprinocultura.

Peculiaridades

Pacata cidade do Sertão do Pajeú, Carnaíba tem como característica marcante a tradição musical. Por ser a terra natal do compositor Zé Dantas (parceiro de Luiz Gonzaga e um dos grandes nomes da música popular brasileira), a cidade faz da música a sua marca maior, mantendo escolas de formação profissional e bandas musicais em plena atividade, o que já não é mais tão comum no interior do Estado.

Pontos turísticos

Serra da Matinha e Serra do Cebço das Quintas, de onde se tem uma visão de toda a cidade; Cruzeiro São João Maria de Vianney; Santuário de Bom Jesus dos Remédios, na Serra da Chichorra; Casa de José Martins, no centro da cidade, onde nasceu o compositor Zé Dantas.

Artesanato

No Artesanato de Carnaíba, os destaques são para os trabalhos feitos em barro, couro ou flandre, além do tricô e crochê.

Festas

Entre as principais festas da cidade, destacam-se a Festa do Padroeiro (Santo Antônio), a 13 de junho; a Festa do Poeta Zé Dantas, no final de setembro; a Festa de Emancipação Política, a 30 de dezembro; a Festa do menino Jesus de Praga, a 25 de dezembro; a Festa de Santa Luzia, a 13 de dezembro.

Zé Dantas, ilustre filho da terra.

Médico e compositor, José de Sousa Dantas Filho nasceu no município de Carnaíba de Flores, hoje Carnaíba, no sertão pernambucano, a 27 de fevereiro de 1921. Estudou o curso secundário no Recife (colégios Nóbrega, Marista e Americano Batista) e formou-se em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco.

Conheceu Luiz Gonzaga no Recife, quando ainda era estudante, em 1947, ocasião em que entregou ao Rei do Baião algumas canções, pedindo que, caso Luiz Gonzaga as gravasse, não colocasse o nome dele (Zé Dantas) porque seu pai poderia cortar-lhe a mesada. Já formado, em 1950 fixou residência no Rio de Janeiro, onde trabalhou no Hospital dos Servidores do Estado; prosseguiu a carreira de compositor e foi, também, diretor do programa O Rei do Baião (Rádio Nacional) e diretor do Departamento Folclórico da Rádio Mayrink Veiga.

Foi um dos maiores parceiros de Luiz Gonzaga, com o qual compôs mais de 50 canções, entre as quais grandes sucessos como: A Volta da Asa Branca; Vozes da Seca; Forró de Mané Vito; Sabiá; Acauã; O Xote das Meninas; Noites Brasileiras; Riacho do Navio; São João no Arraiá etc.

Morreu no Rio de Janeiro, a 11 de março de 1962.

Serviços

Prefeitura/endereço:
Rua Presidente Kennedy, s/n - CEP: 55820-000
Telefone: (87) 3854-1156

Fórum/endereço:
R José Martins, 252 - Centro - Cep: 56820000
Telefone: (87) 3854-1107 (87) 3854-1319

Câmara Municipal
Rua Saturino Bezerra, 32 - Centro CEP: 56.820-000
Telefone: (87) 3854-1124

Vereadores (11)
Antônio Joaquim de Andrade (PSB)
Cícero Batista Lima (PSB)
Edval Morato da Silva (PSB)
Irenildo Pereira dos Santos (PSB)
José de Anchieta Marques Siqueira (PR)
José Everaldo Rodrigues Patriota (PSB)
José Ivam Pereira (PSB)
José Júnior Gomes Tenorio (PSB)
Luiz Alberto da Silva (PSB)
Maria Silvonete Carlos de Andrade (PR)
Vanderbio Quixabeira da Silva (PTC)

DIRETORIA DA MULHER:
Rua José Martins, nº252. Centro
Telefone: (87) 3854.1156.R-227

CRAS: - Carnaíba  
Rua Mário Melo, s/n - Centro
Telefone: (87)3854-1156

IITB - INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO TAVARES BURIL:
Rua Israel Gomes, S/N, Centro (Delegacia).
Telefone: (87) 3854-1028

MINISTÉRIO PÚBLICO:
Rua José Fernandes de Andrade, s/n, Bairro Zé Dantas.
Telefone: (87) 3854-1930

 

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco