curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Chuvas

Quando não há seca prolongada, ou seja, quando o período chuvoso é considerado normal, as chuvas em Pernambuco obedecem o seguinte calendário:

Litoral, Mata e Agreste - chove de abril a agosto
Sertão - chove entre novembro e março

Mas, isso não significa que que as chuvas são uniformes, ou seja, que chove exatamente na mesma época em todo o Sertão ou em todo o Agreste. Em cada uma dessas regiões, ocorrem diferentes microclimas, simultaneamente. Portanto, é bom ficar atento aos diferentes climas registrados nos municípios ou regiões pernambucanos.

Saiba Mais sobre: Chuvas

Bandeira

Bandeira

A bandeira de Pernambuco foi idealizada durante o movimento revolucionário conhecido como Revolução Pernambucana de 1817, mas só foi oficializada cem anos depois pelo então governador Manuel Antônio Pereira Borba.

O azul do retângulo simboliza a grandeza do céu do Estado; o branco representa a paz; o arco-íris em três cores (vermelho, amarelo, verde) representa a união de todos os pernambucanos; a estrela representa o Estado no conjunto da Federação; o sol é a força e a energia de Pernambuco; e a cruz representa a fé na Justiça e no entendimento.

Saiba Mais sobre: Bandeira

Climas

Pernambuco tem, pelo menos, sete tipos diferentes de clima. Os climas secos (áridos, semi-áridos, secos e subsecos) representam 81,2% do total, enquanto os outros 18,8% são constituídos pelos climas úmidos.

Saiba Mais sobre: Climas

Brasão

Brasão

O Escudo de Pernambuco foi oficializado em 1895, pelo então governador Alexandre Barbosa Lima. No Escudo, aparece o leão, representando a força; a cana-de-açúcar e o algodão simbolizando a economia do Estado; as estrelas representam os municípios.

Aparecem ainda no Escudo as datas 1710, referência à Guerra dos Mascates; 1817, revolta ocorrida naquele ano; 1824 marcando a Confederação do Equador e 1889 numa alusão à Proclamação da República.

Saiba Mais sobre: Brasão

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco