curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Memória cultural – Museus e Parques

Uma emocionante viagem ao passado

As cidades do interior pernambucano também dispõem de vários museus ou parques, onde o visitante encontra um variado acervo de peças e objetos que matem vivas a história e a cultura do nosso povo. Alguns são locais simples, outros têm estruturas grandiosas. Todos, porém, guardam um valioso patrimônio que merece ser visitado. Confira:


Parque Asa Branca abriga todo acervo artístico e mausoléu do Rei do Baião

Localizado na cidade de Exu, a 688 km do Recife, o Parque Asa Branca tem uma área total de 15 mil metros quadrados, foi implantado em 1973, pelo cantor-compositor Luís Gonzaga, o Rei do Baião, para servir como museu não só de sua produção musical, mas de toda a história do baião. Dispõe de um museu inaugurado em 1990, onde estão mais de 500 peças relativas à vida e obra do Rei do Baião (falecido em 1989), desde peças de sua indumentária típica, sanfona, fotografias e os discos que ele gravou. Além disso, dispõe de 80 leitos para turistas, lanchonete, quadra e palcos para shows. Estão, ainda, na área do parque a casa onde viveu Januário, pai de Luís Gonzaga, e o mausoléu do artista.


Em Lagoa do Carro, museu conta a história da nossa cachaça

O Museu da Cachaça foi criado em 1998, pelo empresário José Moiséis de Moura, e tem sede na cidade de Lagoa do Carro, a 61 km do Recife. Além de coleção de cachaças produzidas no Estado, tem em seu acervo quadros, livros, poesias e piadas, tudo relacionando com o aguardente de cana. Tem, ainda, garrafas em miniatura e exemplares raros de cachaças produzidas em mais de vinte países.


Brejo da Madre Deus: um museu para guardar a história do município

O Museu do Município do Brejo da Madre Deus, a 204 km do Recife, foi criado em 1991, pela aposentada Dulce de Souza Pinto que também custeia toda a manutenção da instituição. Funciona numa casa antiga da cidade, onde estão reunidos materiais como ossadas e utensílios dos índios que habitavam a região há 11 mil anos; fotos e reproduções de painéis e pinturas rupestres da região; livros de registro da prefeitura, alguns datados de 200 anos; louças e móveis seculares; imagens sacras dos séculos XVIII e XIX; instrumentos utilizados na tortura de escravos; canhotos de títulos eleitorais do final do século XIX; além de cartões postais franceses utilizados pelas famílias mais antigas da cidade para ilustrar convites de casamento.


Em Caruaru, um destaque é a Casa Museu do Mestre Vitalino

A Casa Museu Mestre Vitalino, está localizada no município de Caruaru, a 135 km do Recife, mais precisamente no Alto do Moura, localidade que recebeu da Unesco o título de Maior Centro de Arte Figurativa das Américas. É a casa onde viveu o ceramista Vitalino Pereira da Silva, o famoso Mestre Vitalino dos bonecos de barro. Apesar da denominação “museu”, não guarda uma só peça do mestre: tem apenas alguns móveis que pertenceram ao artista e algumas fotografias. No Alto do Moura, o turista ou pesquisador encontra dezenas de ceramistas seguidores do mestre e uma verdadeira feira de bonecos e outras peças por eles produzidas.


Nova Jerusalém guarda uma coleção de gigantes esculturas de pedra

O Parque Nilo Coelho de Esculturas Monumentais, localizado no entorno de Nova Jerusalém, no município de Brejo da Madre Deus, a 204 km do Recife, tem uma área de 60 hectares, onde estão distribuídas várias esculturas em pedra, lavradas por artesãos locais. São toneladas de pedras transformadas nos mais representativos tipos nordestinos, como o agricultor com enxada, a mulher rendeira, mulher raspando coco, tocador de pífano, violeiros, sanfoneiro, Lampião e Maria Bonita, bacamarteiros e outros. As monumentais figuras, distribuídas logo na entrada do parque e em nove setores, têm pesos que variam de sete a 15 toneladas cada uma e altura variando entre três e seis metros. O parque, criado em 1978, fica a um km de Fazenda Nova e é propriedade do governo do Estado.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco