curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Mamulengo

Representação dramática por meio de bonecos, em um pequeno palco elevado, sendo que, atrás de uma cortina, esconde-se uma ou mais pessoas que fazem com os bonecos ganhem vida, movimentando-se e falando.
 

Os bonecos são animados pela mão do encenador da seguinte forma: o dedo indicador movimenta a cabeça; o médio e o polegar, os braços. "Os mamulengos entre nós são mais ou menos o que os franceses chamam de marionette ou polichinele" (Luís da Câmara Carcuso, in Dicionário do Folclore Brasileiro).
 

Os bonecos (de pano e madeira) representam gente e bichos e participam de narrativas (falas e dança) de interesse social ou de puro entretenimento. Segundo Mauro Mota, poeta e pesquisador da cultura popular nordestina, os teatrinhos de fantoche foram introduzidos em Pernambuco no Século XVI. "De inspiração no catolicismo alegórico da Idade Média, o mamulengo tem origem na coleção de figuras (além dos santos e dos reis magos, a vaca, o jumento e as ovelhas) dos presépios armados durante o Natal. Aparece em várias festas populares do ano."

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco