curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Orquestra Contemporânea de Olinda

orq cont olindaRelease:

Destaque no cenário nacional da música como um dos grupos pernambucanos que mais circulou pelo país (com cerca de 80 shows em 2008) e mais formou público no último ano, a Orquestra Contemporânea de Olinda já é dona de uma trajetória marcante na história da música de Pernambuco.

• Indicada ao Grammy Latino 2009, na categoria de 'Melhor Álbum de Música Regional Brasileira
• Finalista da categoria regional do Prêmio da Música Brasileira 2009
• Indicada pela crítica musical do New York Times
• Mais de 5 mil discos vendidos em menos de um ano
• Show considerado um dos melhores de 2008, pelo jornal O Globo

A Orquestra Contemporânea de Olinda, é o símbolo da intensidade e inventividade que o Brasil e o Mundo aprenderam a admirar na música pernambucana. Idealizada pelo Gilú (percussionista) a Orquestra é a reunião de alguns dos melhores músicos pernambucanos, com trabalhos conhecidos em todo o Mundo, que não se contentam com a formação tradicional de uma banda, com baixo, guitarra e bateria, com a junção de músicos da Orquestra de frevo com mais de 50 anos de existência.

A primeira metade responde pela base criativa: Gilú, Hugo Gila, Tiné, Maciel Salú, Rapha B. e Juliano Holanda quem vem afinada de trabalhos anteriores como Bonsucesso Samba Clube, Academia da Berlinda, Variant, DJ Dolores e Orchestra Santa Massa e Terno do Terreiro entre outros vários projetos.A outra metade vem do Grêmio Musical Henrique Dias, comandado pelo Maestro Ivan do Espírito Santo (flauta, sax alto, barítono e tenor), Daniel Marinho (trompete), Ibraim Genuíno (trombone) e Alex Santana (Tuba), músicos formados pela primeira escola profissionalizante de músicos de Olinda sem fins lucrativos que iniciou suas atividades em 1954 e realiza, até hoje, programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário na cidade Alta de Olinda/PE.

Daí por diante, foi questão de poucos meses para a “big band” olindense se tornar conhecida do público e recomendada pela crítica mundial. Entre shows em todo o Brasil a banda preparou um repertório que faz parte do seu primeiro álbum, lançado em 2008 e distribuído pela Som Livre (Orquestra Contemporânea de Olinda - 2008, Som Livre).

Entre grooves latinos, afro beats e ritmos pernambucanos, a Orquestra Contemporânea de Olinda construiu identidade própria, concisa, bem definida. Mérito compartilhado por um elenco de dez músicos com diferentes origens e a mesma intenção de fazer uma música nova, em todos os sentidos. Desde releituras de clássicos em ambientes vanguardistas até a doçura de linhas melódicas primorosas, pontuadas por arranjos de uma orquestra de sopro incrivelmente “encaixada” no som.

Fotografia: Maíra Chaves

GILÚ
Idealizador da Orquestra, o percussionista olindense vem desenvolvendo um trabalho com identidade própria e bem definida, em palcos brasileiros e estrangeiros. Em pouco tempo de carreira, tocou com: Naná Vasconcelos, Erasto Vasconcelos, Mundo Livre, Otto, Silvério Pessoa, entre outros. Gravou CD com Chão e Chinelo, Bonsucesso Samba Clube e Renata Rosa, tendo viajado com esta última pela Europa. Na Europa, participou do projeto Trilogia do Carnaval, do pianista Marcelo Bratk, solista da sinfônica de Londres. Foi membro fundador dos grupos A Roda (com Gabriel Melo e Yuri Habib) e Academia da Berlinda.

TINÉ
O cantor e compositor Tiné é natural de Arcoverde, terra do grupo Cordel do Fogo Encantado, e do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, duas influências claramente assumidas em seu trabalho. No Recife, é conhecido por seu trabalho no grupo Academia da Berlinda. Com Maciel Salú, participou do projeto Terno do Terreiro. Além disso, em 2004 Tiné lançou o disco solo, Segura o Cordão, com composições próprias e de parceiros, e produção musical e arranjos do violeiro Caçapa. Uma das faixas, a canção Cobrinha, foi incluída na coletânea What's Happening in Pernambuco lançada nos Estados Unidos pelo selo Luaka Bop, de David Byrne. Algumas músicas estão no endereço www.myspace.com/seguraocordao.

MACIEL SALÚ
Tendo crescido em contato com mestres da cultura popular, o rabequeiro, cantor e compositor Maciel Salú tem uma herança poético-musical privilegiada. Sua infância foi enriquecida pelos ritmos do maracatu rural, cavalo marinho, ciranda e outros, cultivados em sua família por seu avô João Salú, e por seu pai, Mestre Salustiano. Há 10 anos, com o grupo Chão e Chinelo, participou de festivais nacionais e internacionais, como em Nantes, na França. Posteriormente, se integrou à Orquestra Santa Massa, liderada por DJ Dolores, e aplaudida no Free Jazz, Abril pro Rock, festival Lincoln Center, em Nova York e na European Tour em mais nove países. Em 2004, iniciou trabalho solo, com o disco A pisada sucesso de público e crítica. O segundo, Na Luz do Carbureto, foi lançado em 2006.

JULIANO HOLANDA
Juliano Ferreira Holanda é um instrumentista, compositor e produtor musical bastante requisitado. Tem trabalhos com guitarra, baixo, violão, violão de sete cordas, viola, viola de 10 cordas, viola de cocho, bandolim e baixolão. Nos últimos anos, participou, compôs ou produziu em uma extensa série de projetos e bandas, como: Azabumba, Forró Rabecado, Maciel Salú e o Terno de Terreiro, Alessandra Leão, Erasto Vasconcelos, Zeh Rocha, Negroove, Dona Cila e seus Pupilos, Isidro, Tonino Arcoverde, Geraldo Maia, Treminhão, Amoenda, Folia de Santo, e Mio Mazda meets Deep Samba.

HUGO GILA
Há muitos anos Hugo Gila tem sido baixista e tecladista na cena musical olindense. Tocou com Otto, Kaya Na Real, Songo, Variant TL, Zé Cafofinho e suas Correntes, Guardaloop, China (projeto solo), Erasto Vasconcelos e Seu Gaspar da Gaita. Atualmente, é um dos integrantes da banda Academia da Berlinda.

RAPHAEL BELTRÃO
Parceiro de longa data de Hugo Gila e Gilú, Raphael Beltrão já foi baterista da Songo, Variant TL e China. Entre outros, participou da gravação dos CDs dos grupos Bonsucesso Samba Clube, Geraldo Azevedo, Zé Cafofinho e suas Correntes e Variant (dividindo a bateria com Pupillo da Nação Zumbi) entre outras bandas. Com ele, se fecha o núcleo baixo-percussão-bateria-guitarra, ou seja, o “coração” da Orquestra Contemporânea de Olinda.

GRÊMIO MUSICAL HENRIQUE DIAS

Fundado em 30 de abril de 1954, o Grêmio Musical Henrique Dias traz consigo a responsabilidade de ser a primeira escola profissionalizante de músicos de Olinda. Sem fins lucrativos. Realiza até hoje programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário na cidade Alta de Olinda – basicamente voltados para alunos da comunidade de baixo poder aquisitivo. Nesses 54 anos de atividades, formou milhares de músicos aptos a tocar todos os gêneros musicais, inclusive os pernambucanos. Há sete anos a orquestra é dirigida pelo saxofonista e maestro Ivan do Espírito Santo, regente da Banda Militar da Aeronáutica em Pernambuco, e integrante da Orquestra Popular do Recife. O repertório da Orquestra abrange ritmos pernambucanos, entre eles o frevo, o coco e o maracatu. Uma amostra de sua música está disponível no endereço:
http://www.myspace.com/orquestrahenriquedias

Fotografia: Costa Neto

Informações:

Produções e Shows – Brasil:
José Oliveira - (81) 3429.3546 / 7811.4463 / 9152.1218 / ID 97*28425
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." data-mce-href="mailto:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." style="font-size: 16px; ">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Skype: zeolinda

Contato de imprensa:
Aline Feitosa - (81) 8836.2583

Website:
http://www.orquestracolinda.com.br
http://www.myspace.com/orquestracontemporaneadeolinda 
http://twitter.com/orquestraolinda

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco