curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Isaar

Isaar consolida dez anos de carreira com “Copo de espuma”

isaarRelease:

Um das vozes mais peculiares da recente música brasileira, a cantora e compositora Isaar consolida seus dez anos de carreira com o lançamento de "Copo de espuma". O segundo álbum solo da pernambucana reflete sua relevância artística para o cenário musical do País: o CD foi realizado com recursos do Prêmio de Produção do Projeto Pixinguinha 2008, da Funarte, entregue aos compositores e intérpretes que mais contribuíram com a música popular brasileira naquele ano.

“Copo de espuma” é um álbum que retrata a simplicidade da vida, as reflexões e grandes recordações, em dez faixas. Seis delas ganharam a poesia autoral de Isaar, que extrapolou os movimentos percussivos e o eco de sua voz e deixou brilhar também sua veia compositora. “Em ‘Azul claro’ (2006), fiz um disco mais introspectivo. Nesta segunda experiência, procurei trazer conceitos diferentes, com letras que apesar ter uma dose de melancolia, falam de alegria”, explica a artista.

O CD traz ainda duas regravações: o frevo de 1934 “É de amargar”, de Capiba (“A música parece com o disco: tem um quê de nostalgia, mas mostra que o contentamento supera a tristeza”, comenta Isaar), e “Palhaço do circo sem futuro”, de Lirinha e Clayton Barros, do Cordel do Fogo Encantado.

“A pegada marcante do baixo, guitarra e bateria reaparece neste novo disco, marca já percebida em ‘Azul claro’. Já a voz de Isaar está cada vez mais trabalhada e verdadeira. É com toda certeza uma marca forte e que emociona pela sua pureza e verdade”, diz o produtor executivo, Leo Antunes.

Os músicos que acompanharam a cantora na gravação do disco são os mesmos que estão nas apresentações ao vivo e os principais parceiros artísticos de Isaar: Lito Viana (baixo), Gabriel Melo (guitarra) e Sid3 (bateria e percussão). A faixa-título do CD, “Copo de espuma”, ganhou participação especial de dois músicos pernambucanos: Fred Zeroquatro (vocalista da Mundo Livre S/A), no cavaquinho; e Alessandra Leão, parceira de Isaar na época em que integrava o grupo Comadre Fulozinha, no pandeiro.

FORMATO – “Copo de espuma” chega em dois formatos no mercado. Das 2 mil cópias iniciais, metade vem em formato simples (envelope) para vendas em shows a um preço reduzido. A outra parte ganha versão de luxo, a digipack (caixa em papelão, com plataforma interna em acrílico), muito usado no mercado europeu, e será vendido em lojas de discos. A estratégia visa atingir todos os públicos da cantora.

EQUIPE – Pela primeira vez em dez anos, Isaar contou com uma equipe escolhida a dedo para profissionalizar sua carreira. Da produção do álbum ao cenário dos shows. Tudo em sintonia e integrado ao conceito de “Copo de espuma”, que tem como ícones em todo o material de trabalho imagens de espuma, copo de cerveja, olho d'água, ouro, riqueza, sol. Como explica o designer gráfico Lucídio Leão:

“Graficamente isso tudo é representado como na vida: cheio de recortes, transparências. O figurino explora os tecidos longos, sobrepostos, um pano por cima do outro; o projeto gráfico do CD também segue a linha, com a utilização de transparências através de papel especial, mostrando que, apesar da sobreposição e da interferência entre as camadas, é visível o que se tem tanto na frente quanto atrás. O cenário escolhido para fazer as fotos, assinadas por Beto Figueirôa, foi a praia, que faz a relação com tudo isso: a onda, que vem e que vai e se desfaz, tudo muito rapidamente; o horizonte a sua frente...”.

Sobre a roupa da cantora, o figurinista Marcondes Lima acrescenta: "Recriamos a figura da baiana do maracatu em cima dos trajes da própria Isaar - contemporânea mas bem à vontade. Entraram detalhes sutis deste universo colorido e festivo, como o tipo de acabamento, babados, brilhos e aplicações. Usamos cores quentes, solares, que remetem à praia, tudo misturado com a negritude de Isaar". O mesmo aparece no cenário do show. “Teremos imagens que remetam ao encarte do disco – paineis com figuras da espuma do mar, sol, os ícones deste novo trabalho.”

CARREIRA - As festas de Carnaval e de São João influenciaram Isaar a começar sua carreira como brincante no Maracatu Piaba de Ouro, em Pernambuco, em 1995. De 1997 a 2004, integrou a banda Comadre Fulozinha, com quem gravou dois CDs. Foi convidada para o projeto DJ Dolores & Orquestra Santa Massa, em 2001, e para o DJ Dolores & Aparelhagem, em 2004, do qual era cantora principal e co-autora de inúmeras músicas. Em 2006, um dos maiores reconhecimentos de seu trabalho: uma faixa de “Azul claro” foi selecionada para a coletânea World 2006 (BBC de Londres), na qual o Brasil foi representado por duas músicas: a de Isaar e outra de Gal Costa.

A compositora também participou da gravação de CDs de vários grupos, como Mundo Livre S/A, Eddie, Siba e A Fuloresta, Cidadão Instigado. Sua voz é facilmente reconhecida em trilhas sonoras feitas para teatro, dança e cinema, a exemplo de “Deus é brasileiro”, “A máquina” e “Narradores de Javé”. Em 2008, Isaar participou dos projetos "Prata da Casa" e "Era Iluminada: Tropicália", ao lado de Tom Zé, Roberta Sá e Júpiter Maçã, ambos no Sesc Pompéia (SP), e ainda se apresentou no palco carioca do Circo Voador e na disputada Modern Sound, em Copacabana.

FAIXAS
1. Copo de Espuma (Isaar)
2. Olho d’Água (Isaar e Lito Viana)
3. Caminho da Tarde (Isaar)
4. Preta Cirandeira (Saúde e Nery)
5. Olhos de Dendê (Isaar e Gabriel Melo)
6. Onda vem, Onda vai (Isaar e Lito Viana)
7. Ode Marítima (Poema de Fernando Pessoa. Musicado por Lito Viana)
8. Palhaço do Circo Sem Futuro (Lirinha e Clayton Barros)
9. A Fuga do Cangaceiro (Isaar, Gabriel Melo, Lito Viana e Sid3)
10. É de Amargar (Capiba)

FICHA TÉCNICA
Produzido por Isaar e Banda (Lito Viana, Gabriel Melo e Sid 3)
Produção Executiva e Management: Leo Antunes
Administração Financeira: Adriana Teles/Rec-Beat Produções
Assistente de Produção: Filipe Novais
Design Gráfico: Lucídio Leão e Sebba Cavalcante
Fotos: Beto Figueirôa
Tratamento de imagens: Taildo Ferreira
Figurino: Marcondes Lima
Assessoria de Imprensa: Paula Schver
Impressão: FacForm Impressos

Gravado no Fábrica Estúdios, por Marcílio Moura (Recife-PE)
Mixado no Estúdio Nômade, por Lindenberg Oliveira (São Paulo-SP)
Masterizado no Estúdio Unimaster, por Adelmo Tenório (Recife-PE)

Recife, 2009.

CONTATO – ASSESSORIA DE IMPRENSA
Paula Schver - (81) 8745.0201 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

CONTATO – PRODUÇÃO
Leo Antunes - (81) 9108.7214 - producaO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sites: www.isaar.com.br
www.myspace.com/isaar

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco