curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Adryana BB

adryana-bbCantora e compositora, professora de técnica vocal e produtora musical, Adryana Barbosa Bezerra (a Adriana BB) nasceu no Recife, a 31 de outubro de 1971. Iniciou a carreira artística em festivais de música no final da década de 1980 quando estreou, ao mesmo tempo, como autora e intérprete.

Em 1998 fixou residência no Rio de Janeiro, cidade onde divulgou a cultura do Maracatu sendo, durante muitos anos, vocalista do grupo Rio Maracatu. Aliás, esse trabalho de divulgação do Maracatu Adryana continua realizando até hoje, sobretudo através de pesquisas e em shows de temáticas afro e nordestina.

Também instrumentista, Adryana BB nunca exerceu outra atividade extra-artes, tendo, ainda, encenado uma peça musical chamada “Começaria Tudo Outra Vez”.

Como compositora participou de dois CDs indicados ao prêmio TIM: "Uma dama também quer se divertir", de Mariana Baltar; e "Rio Maracatu Lapada!", contemplado com o prêmio TIM/2007 de melhor regional, com o Maracatu "Loa aos Pretos", do qual também é intérprete.

Como cantora participou de vários títulos, entre os quais "Crônicas Musicais de Caruaru", com produção de Carlos Fernando; e o premiado "Lapada!", do Rio Maracatu. Em junho de 2008 gravou o Cd "Do barro ao Ouro", lançado em outubro de 2009 com assinaturas inéditas de Paulo Cesar Pinheiro, João Lyra, Irinea Ribeiro, Daniel Gonzaga, Geraldo Azevedo, Geraldo Amaral e da própria Adryana - sozinha ou em parcerias como a com Gilvandro Filho na música "Saudade", carro chefe do disco.

Discos gravados:

CD Orum (Afro-Lounge/2003)
CD autoral “A Trilha” (2004 - independente)
CD Do Barro ao Ouro (2009 - Saladesom Records)

Contatos:

55+21 2285-6318 - Saladesom Records
55+81 3421-9960 - Pontes Produções | Gabriela Pontes

E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: www.adryanabb.com

Release

Cantora, compositora e instrumentista, começou sua carreira em 1988 em festivais de música em Recife.

Em 1998 radicou-se no Rio de Janeiro, ajudando a formar o primeiro grupo de maracatu do sudeste o Rio Maracatu, tornando-se a primeira mulher puxadora de maracatu dessa região do país. Organizou o primeiro desfile de maracatu do RJ, folguedo hoje, totalmente absorvido pelo público que nomeia Adryana parte do núcleo de pessoas que ajudou a expandir a cultura nordestina pelo sudeste do país.

Em 2006, lança o projeto Pernambatuque e uma foto desse show é escolhida como representante da música brasileira traduzida e lançada em 7 países através da segunda edição do livro "The Brasilian Sound" de Ricardo Pessanha & Cris Mcgowan, o livro, lançado em 2009 também tem a artista mencionada no capítulo “The power of Maracatu” com uma pequena entrevista.

Como compositora participa no CD “Rio Maracatu Lapada!” ganhador do prêmio TIM/07, foi gravada por Mariana Baltar no CD também indicado ao prêmio TIM/2007 na categoria regional, foi gravada também pela mineira Irah Caldeira.

Como cantora participou de inúmeros CDs de coletânea na temática nordestino-regional como os dos compositores Zeh Rocha e Carlos Fernando. Gravou seu primeiro CD autoral em 2004 intitulado “A Trilha” ainda não lançado no mercado e em 2009, lança “Do Barro ao Ouro” pelo selo independente Saladesom Records com composições inéditas de sua autoria e de Geraldo Azevedo e Geraldo Amaral, João Lyra e Paulo Cesar Pinheiro, Daniel Gonzaga, Irinea Maria Ribeiro e do Japão, Mio Matsuda.

No carnaval de 2010 regressa ao grupo Rio Maracatu por tempo indeterminado após o sucesso estrondoso do cortejo que puxou com um público 50 mil pessoas na orla de Ipanema.

Mais um destaque na carreira de Adryana BB na divulgação de sua cultura.

“Do barro ao Ouro”

Depois de 21 anos de carreira, sendo 11 deles radicados no Rio, a cantora e compositora pernambucana Adryana BB lança seu primeiro CD ao vivo “Do Barro ao Ouro”, pela gravadora Saladesom Records.

Gravado na Sala Baden Powell/RJ em junho de 2008, com um grande “Arraiá” e uma formação de pau e corda que privilegiasse a parte harmônica desse segmento musical, Adryana reuniu um “dream team” de compositores da temática nordestina e traz um repertório inédito de autores consagrados como Paulo Cesar Pinheiro & João Lyra na faixa “Coco da Canoa”, Geraldo Azevedo & Geraldo Amaral em “Xamego do bom” e os novos Daniel Gonzaga com “Laranjeiras”, Irinéa Maria Ribeiro e seu “Tiriê Pintassilgo”, do Japão Mio Matsuda em parceria com João Lyra no maracatu “Estrela do Mar”, a regravação de “Caruaru e Roma Pegando fogo” de Carlos Fernando, além de músicas da artista sozinha como em “Minha Flor”, “Pandeirada” e “Dona Biu”, e em parceria com o jornalista e letrista pernambucano Gilvandro Filho a faixa “Saudade”.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco