curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Aeroporto dos Guararapes

aeroportoguararapesSituado a 11 km do centro do Recife, o Aeroporto dos Guararapes (atualmente denominado Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre) surgiu paralelamente à instalação da Base Aérea do Recife, criada em decorrência da Segunda Guerra Mundial. Desde junho de 2004 (data da última grande reforma), opera em 52 mil metros quadrados, sendo o maior em área física e o mais moderno aeroporto do Norte/Nordeste – em movimento de passageiro, é o segundo maior das duas regiões.

O Guararapes teve sua capacidade ampliada de 1,5 milhão de passageiros para 5 milhões de passageiros por ano. Agora são 64 balcões de check in, quando o antigo terminal possuía 24. A área destinada a compras e lazer também está totalmente reformulada, dentro do conceito de Aeroshopping, que transforma o aeroporto num centro de negócios, conforto, produtos e serviços de qualidade. Os espaços comerciais totalizam 142 lojas.

O edifício-garagem dispõe de três pavimentos com capacidade para 2080 veículos, quatro vezes mais que as 500 vagas existentes anteriormente - no quarto pavimento do prédio funciona um espaço para exposições. Desde 2000, Recife possui a maior pista de pouso e decolagem do Nordeste, com 3.305 metros. Sua extensão permite a operação de grandes aviões, como o Boeing 747-400, que comporta cerca de 290 passageiros e 62 toneladas de carga, com autonomia de vôo que abrange toda a América do Sul, Central, África, além de partes da Europa, Estados Unidos e Canadá.

O pátio de aeronaves também foi ampliado e o número de posições de estacionamento de aviões passou de 14 para 26. Sob o pátio foi construído um queroduto, dutos subterrâneos que conduzem combustível para os aviões, forma mais segura de abastecimento, pois evita o trânsito de caminhões-tanque no local. O Aeroporto tem 15 pontes de embarque.

O novo Aeroporto dos Guararapes também se transformou em um espaço destinado à arte pernambucana. Francisco Brennand compõe o acervo do terminal com um mural e três estátuas. João Câmara, José Cláudio, Gil Vicente e Pedro Frederico expõem painéis. O artista Abelardo da Hora exibe uma estátua de sociólogo Gilberto Freyre, que dá nome ao Aeroporto.

O Aeroporto é um edifício inteligente, todo controlado por um sistema de automação que regula desde o controle dos acessos restritos ao público até a detecção de riscos de incêndio. Está localizado na Praça Ministro Salgado Filho s/n – bairro da Imbiribeira.

(Com informações da Infraero)

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco