curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Arraes: discurso 21 – Recife, 27/07/1998

21 - "Em política é preciso Ter paciência"
(Comício em Chão de Estrelas, Recife, 27/07/1998)

Meus amigos,

Estamos numa campanha que leva eleições muito importantes para o país e para Pernambuco porque vivemos uma época de crise, época de crise no Brasil, no mundo, no Nordeste e aqui também. Crise que vem da política econômica de globalização imposta pelas forças do grande capital, que hoje domina a economia de muitos países. Quando estivemos aqui em 1994 e nos outros lugares por onde andamos na daquela campanha, tivemos a oportunidade de dizer das dificuldades que iríamos enfrentar.

E também de dizer que essas dificuldades decorriam da política econômica que já estava implantada, que foi implantada no Governo Collor e que continuou nos governos que se seguiram, notadamente com o governo que aí está, que intensificou a abertura das nossas portas, da entrada ao capital estrangeiro, às importações que abalaram a produção brasileira.

Estas dificuldades se acrescentavam, localmente, do fato de que o governo de Pernambuco que ia receber naquela eleição estava numa situação de desgoverno, pelos gastos excessivos que haviam sido feitos, pela impossibilidade de ter recursos para investir nas coisas mais urgentes da população.

Tivemos um trabalho de recompor esta situação pouco a pouco, dentro das dificuldades que encontrávamos, dentro da crise econômica que se abatia sobre o nosso estado e sobre a região nordestina. Hoje temos equilíbrio no estado, temos capacidade de começar a realizar mais aceleradamente aquilo que o povo precisa.

Mas estou também nesta campanha convocado pelos companheiros para manter e estruturar as forças que temos formado no curso das lutas passadas, lutas que vêm de muitos anos, pois há 50 anos que me bato pelas ruas de Pernambuco, pelo caminho popular pelo caminho da democracia que se traduza efetivamente em resultados concretos para a população.

O povo sabe que não é fácil mudar as coisas. É muito difícil construir, fácil é desmanchar o que está feito. Fácil é botar abaixo as coisas, fácil é destruir. E nós temos procurado construir e reconstruir, no curso destes anos todos, a começar da vez em que fui prefeito desta cidade há muitos anos, governador em 63, quinze anos depois voltei do exílio, quando a juventude sequer me conhecia.

Mas a juventude me conhecia pela boca dos mais velhos, aqui me elegi deputado federal mais votado deste estado e um dos mais votados do país, porque os jovens ouviram dos seus pais, dos mais velhos, a notícia da nossa passagem pelo governo e do fato de que não nos dobramos, cercados pelas metralhadoras no palácio, preferimos ir para cadeia a nos rendermos e mudarmos de rumo naquela época.

Estamos aqui para reafirmar estas mesma posições, pois entendemos que para construir uma força política sólida não se faz da noite para o dia, é preciso preparar as cabeças, é preciso unir o povo, é preciso ter gente que trabalhe junto ao povo.

E isso leva tempo para ser feito. Para ter uma casa, é preciso ter um terreno, invadir ou comprar, é preciso arranjar as coisas pouco a pouco, levantar as paredes, como fez toda esta população que conheço hoje no Recife, que começa com papelão, com tábua para depois ir botando um tijolo hoje, outro amanhã para depois armar um barraco onde fique mais tranquilo com a família. Na política é assim, é preciso Ter paciência e determinação para continuar no mesmo caminho e para continuar junto daqueles mais necessitados.

Por isso que sempre fomos combatidos e continuamos a ser e agora nesta eleição o combate é maior de que nas outras vezes. Porque eles querem acabar com os focos de resistência que existem no país, daqueles que se comprometem com a população, que querem organizá-la.

E é necessária esta organização agora, mais do que nunca, inclusive é preciso requalificando nosso povo para o trabalho, pois se não requalificarmos, se a população ficar nos níveis que tem hoje, não por culpa sua, mas porque não teve oportunidade de aprender, nós não poderemos fazer frente àquilo que vem de fora e nosso povo precisar ter eficiência.

Quando se fala em obras estruturadoras os nossos adversários pensam apenas nas obras de cimento e nós entendemos que a obra estruturadora mais importante é organizar e instruir o nosso povo. Por isso mesmo estão aí os cursos de requalificação, no Recife, na Região Metropolitana, no estado todo, cursos que foram escolhidos como exemplo para outros estados, pela dedicação que tiveram os companheiros encarregados de fazer os cursos e de cuidar da requalificação da nossa gente.

Esta reestruturação exige tempo e exige uma força homogênea solidária e ligada ao povo e é por isso que estou disputando esta eleição para que possamos realizar este serviço, colocar para a frente o que vem sendo feito de correto, alargar aquilo que deu certo e multiplicar, não só a qualificação mas as formas de trabalho que permitem ao povo ter as condições de sobrevivência.

Mas é preciso lutar aqui e lutar nacionalmente, para inverter a política econômica que nos trouxe o desemprego e a marginalização que campeiam no país inteiro e para mudar nacionalmente é preciso eleger o pernambucano e trabalhador Luís Inácio Lula da Silva, que vai nos ajudar neste mesmo caminho que sempre trilhamos.

Eleger Fernando Bezerra Coelho, eleger Humberto Costa senador da República. Numa campanha dura como esta quando vocês sabem que nunca dispusemos de jornal, rádio ou televisão e temos apenas alguns minutos para falar, uma vez por dia, em 45 dias, é preciso que contemos com o povo para fazer a campanha da Frente Popular. Contar com o povo para que convença os outros em todas as ruas, em todas as praças, em todos os lugares.

Discutir a questão de Pernambuco e votar fechado na chapa de Lula/Arraes e Humberto. Na chapa dos nossos candidatos a deputado federal e estadual. Confio no povo do Recife e espero que a 04 de outubro possamos ter uma larga vitória sobre os nossos adversários.

Muito obrigado e muito boa noite.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco