curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Camelô

Vendedor ambulante que ocupa as pontes e ruas estreitas do Recife para comercializar os mais variados tipos de mercadorias. Perseguido desde o final do Século XVIII, quando era chamado de mascate (v. Guerra dos Mascates). A profissão de vendedor ambulante foi regulamentada pelo Congresso nacional a 02/02/1940 (Lei 2.041). No Recife, em 1951 a Câmara de Vereadores aprovou a Lei 2134, disciplinando o comércio ambulante na cidade.

Em 1961, essa Lei foi substituída pelo Código de Urbanismo e Obras da Cidade do Recife (Lei 7427/61), preservando os direitos dos camelôs de ocupar apenas determinadas ruas. Mesmo assim, os confrontos prosseguiram, até porque os camelôs não obedecem à demarcação de áreas.

As autoridades alegam que os ambulantes tumultuam as ruas do centro da cidade e contribuem para a evasão de recursos públicos, uma vez que comercializam mercadorias sem recolher impostos. As inúmeras tentativas de acabar ou disciplinar esse tipo de comércio sempre geraram conflitos entre a polícia e os ambulantes, algumas vezes transformando o centro do Recife num verdadeiro campo de batalha.

Quem primeiro se posicionou contra os camelôs no centro do Recife foi o prefeito Djair Brindeiro, em 1948. Mas todos que o sucederam enfrentaram problemas. Quando da sua primeira gestão na prefeitura, Jarbas Vasconcelos construiu, na Av. Dantas Barreto, um grande mercado (o "Camelódromo"), na tentativa de alojar ali todos os ambulantes que atuam no centro da cidade.

Em 1999 calculava-se que cerca de 10 mil ambulantes atuavam nas ruas e pontes do Recife. Para defender a categoria (formada de desempregados não especializados, pessoas que abandonaram o campo ou cidades do interior, etc.) existe o Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes do Recife, Jaboatão e Olinda.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco