curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Rádio Clube

Mais antiga emissora de rádio do Brasil, fundada, no Recife, em abril de 1919, por um grupo de estudantes de engenharia, empresários e intelectuais (liderados por Antônio Joaquim Pereira) e que tinha como objetivo inicial "desenvolver experiências com telegrafia sem fio".

A sede provisória da entidade foi a Escola de Eletricidade do Recife, em Ponte D'Uchoa, onde foi montada uma estação experimental de rádio que entrou em funcionamento de forma precária.

Em 1920, já sob orientação de Oscar Moreira Pinto, a emissora passou a funcionar em sua nova sede, à Av. Cruz Cabugá, também no Recife. Em 1934, o maestro Nelson Ferreira assume a direção artística da emissora.

A 08/09/1950, a Rádio Clube inaugura seu mini-auditório de luxo, com 200 poltronas, numa festa que contou com a participação, entre outros, do ator José Mojica.

Em 1952, já integrada à cadeia de Emissoras e Diários Associados, comandada por Assis Chateaubriand, inaugurou seu novo auditório com 2.000 lugares, o maior do Nordeste à época.

Ao longo dos anos, em sua variada programação (musicais, radionovelas, etc.), pela emissora passaram nomes famosos no Brasil e internacionalmente. São exemplos: Tito Schipa, Jean Sablon, Pedro Vargas, Villa Lobos, Madalena Tagliaferro etc., além dos pernambucanos Antônio Maria, Luiz Bandeira, Chacrinha e outros.

Pôr muito tempo, o slogan da emissora foi "Rádio Clube de Pernambuco, PRA-8, Aqui Começa a História da Radiofonia na América Latina". Pertence, atualmente, à cadeia de Emissora e Diários Associados.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco