curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Jornal da Cidade

jornal cidade 1Foi um semanário recifense que circulou pela primeira vez a 04 de outubro de 1974, fundado por um grupo de empresários, à frente Vanildo Ayres, proprietário de um moderno parque gráfico que imprimia listas telefônicas de vários estados brasileiros.

Além de empresário, Vanildo Ayres também era dirigente esportivo e político, chegando a se eleger deputado estadual. E, como o parque gráfico tinha tempo ocioso, o grupo decidiu criar um jornal para ampliar o seu pode de influência na política e nos negócios pernambucanos.

O jornal tinha redação na Rua do Sossego, no bairro da Boa Vista, Recife, e o primeiro editor-geral do semanário foi Ivan Maurício, jovem profissional que à época já atuava como correspondente em jornais da chamada imprensa alternativa brasileira, como o semanário Opinião, do Rio de Janeiro.

Em sua primeira fase (que foi até o número 50, de 06 a 12 de outubro de 1975), juntamente com Ivan Maurício, atuaram os jornalistas José Campelo Neto, Jones Melo, Beth Salgueiro, Vera Ferraz, Vladimir Barbosa, Ana Luiza Loureiro, Héber Fonseca e Ana Farache. Além disso, o JC teve dezenas de colaboradores.

jornal cidade 2

Jornalista Beth Salgueiro, a primeira chefe de reportagem.


Entre os mais assíduos colaboradores do Jornal da Cidade estavam os jornalistas Ricardo Noblat, Carlos Garcia, Ronildo Maia Leite, Paulo Moraes e Luiz Ricardo Leitão, que atuavam em revistas e jornais da chamada grande imprensa e tinham no JC um espaço para escrever com mais liberdade.

jornal cidade 3

Edição extra sobre a enchente que inundou Recife em 1975

O quadro de repórteres do Jornal da Cidade era formado basicamente por estudantes de Jornalismo, entre os quais Geraldo Sobreira, Marcos Cirano, Antônio Magalhães, Paulo Cunha, Wanda Chase e Virgínia Botelho. Issac Monteiro foi o diagramador que "deu cara" ao semanário.

Entre os ilustradores, destacaram-se Ral, Paulo Santos, Sávio, Lailson e Gato Félix. Outros colaboradores do JC foram Celso Marconi, Geneton Moraes Neto, Camilo Beollo, Cristina Tavares, Fernando Spencer, Sérgio Augusto Silveira e Jomard Muniz de Brito. Os outros dois proprietários do JC: Pedro Tasso de Souza e Carlos Menezes.

A primeira fase do Jornal da Cidade terminou com o pedido de demissão coletiva da redação em decorrência de uma divergência editorial com os proprietários do jornal, em outubro de 1975. Uma nova equipe de jornalismo assumiu e "tocou" o jornal que, menos de dois anos depois, deixaria de circular.

jornal cidade 4

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco