curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Diário de Pernambuco

É o mais antigo jornal em circulação na América Latina. Fundado a 07 de novembro de 1825, pelo tipógrafo Antônio José de Miranda Falcão que, no ano anterior, fora o responsável pela impressão do jornal editado no Recife por Frei Caneca, um dos líderes da Confederação do Equador. Em 1835, o comendador Manuel Figueroa de Faria assume o controle do DP.

Em 1901, o Diário de Pernambuco tem novo proprietário: o conselheiro Francisco de Assis Rosa e Silva, ex-senador do Império e líder político em Pernambuco. A 27 de fevereiro de 1912, por conta das intrigas políticas locais entre Rosa e Silva e o general Dantas Barreto, o jornal é invadido e depredado.

Em seguida, o DP passa para o comando do industrial Carlos Benigno Pereira de Lira que, em 1931, vende o jornal à cadeia dos Diários e Emissoras Associados, fundada por Assis Chateaubriand.

A 03 de março de 1945, por conta de uma campanha pela derrubada do estado novo, o jornal sofre novo empastelamento e deixa de circular durante 45 dias. Em maio de 1994, o DP passa a ser administrado, em parceria, pelo Condomínio Associado (representado em Pernambuco pelos jornalistas Joezil Barros e Gladstone Vieira belo) e pelos empresários Armando Monteiro Filho, Eduardo de Queiroz Monteiro e Paulo Sérgio Macedo. Três anos mais tarde, o jornal retornaria ao comando dos Diários Associados, sob a presidência de Paulo Cabral.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco