curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Manuel Eudócio

Manuel Eudócio nasceu no Alto do Moura, Caruaru, em 28 de janeiro de 1931, de uma família que ganhava a vida produzindo peças de cerâmica utilitária para vender na feira da cidade. Assim, conheceu o trabalho com o barro desde criança, quando fazia brinquedos para uso próprio, sem nenhuma outra pretensão.

No final da década de 1940, com a chegada ao povoado do Mestre Vitalino (de quem foi aprendiz), passou a modelar bonecos para vender nas feiras-livres e nunca mais abandonaria a arte do barro. Sempre fez todo tipo de peças -Lampião, Maria Bonita, médico operando doente, casamento na roça, dentista extraindo dente etc.- mas nunca escondeu sua preferência pelo famoso boi de barro, uma das primeiras peças desse tipo de cerâmica. Pintadas a óleo ou sem nenhuma pintura, as peças de Manuel Eudócio são sempre carregadas da cultura tradicional que ele sempre fez questão de representar. Peças com o tema reizado, que fazem referência ao folguedo do qual participara quando jovem, e o fato de nunca utilizar moldes, que fazem o perfeccionista mestre do barro ser reconhecido pelo minuncioso trabalho. 

Em 2005, recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, e foi homenageado do São João de Caruaru no ano de 2015.

Aos 85 anos, tendo a saúde complicada pela diabetes e por problemas renais, foi internado no hospital Mestre Vitalino, com sintomas da febre chikungunya. A 13 de fevereiro de 2016 chegou a óbito, deixando à cultura pernambucana o seu legado, e aos filhos, a responsabilidade de continuar um trabalho de referência para a arte figurativa do barro.

manuel eudocio peca1 Peças do Mestre Manuel Eudócio, foto: Flávio Barbosa.

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco