Político, Agamenon Sérgio de Godoy Magalhães nasceu a 05 de novembro de 1894, na cidade de Serra Talhada, sertão de Pernambuco. Filho do bacharel Sérgio Nunes de Magalhães e de Antônia de Godoy Magalhães, ingressou, em 1912,na Faculdade de Direito do Recife, onde concluiu o curso de Ciências políticas e Sociais.

Foi redator do jornal "A Província" e deputado estadual em 1918. Eleito deputado Constituinte em 1932, professor da Faculdade de Direito do recife em 1934, onde só chegou a dar uma aula: convidado pelo presidente Getúlio Vargas, vai ser Ministro do Trabalho. Em 1937 é nomeado por Getúlio interventor federal em Pernambuco, cargo que só deixaria em 1945, para tornar-se Ministro da Justiça, de Vargas.

Foi autor da primeira lei brasileira de orientação anti-truste, celebrizada como a Lei Malaia, assinada por Vargas a 22 de junho de 1945 e que dava poderes ao governo para expropriar qualquer organização, vinculada aos trustes e cartéis, cujos negócios lesassem o interesse nacional - depois que assinou o decreto-lei, Getúlio Vargas não permaneceu mais cinco meses no poder, caiu deposto por um golpe militar.

Em 1946, Agamenon volta ao Congresso como deputado Constituinte, dali saindo em 1950 para ser governador de Pernambuco, eleito pelo povo. Na madrugada de 24 de agosto de 1952, morre, no Recife, vítima de enfarte do miocárdio.