curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Aflitos

ORIGEM - O bairro dos Aflitos surgiu em torno de uma pequena igreja, a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, construída em 1762 nas terras de um fazendeiro. Por conta da capela, a fazenda, que antes tinha outra denominação, ficou conhecida como Aflitos, nome depois conservado pelo bairro.

A pequena igreja ainda existe, foi restaurada recentemente, e está localizada na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, nas proximidades da esquina com a Rua Amélia. Inicialmente, a igreja era propriedade particular (do dono da fazenda) e hoje pertence à Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus.

Internamente, a capela foi reconstruída no século 19, mas sua fachada é original. A capela tem um altar mor dedicado a sua Padroeira (Nossa Senhora dos Aflitos) e cinco altares laterais, um deles de invocação ao Senhor dos Passos.

SITUAÇÃO ATUAL - O bairro dos Aflitos tinha em 2.000 (Censo IBGE) uma população de 4.382 mil habitantes e era um dos poucos da cidade onde as diferenças sociais entre os moradores são mínimas. O bairro não possui favela e mais de 99% dos imóveis residenciais são atendidos pelos serviços de abastecimento de água, esgoto e coleta de lixo.

O índice de analfabetos entre as crianças de 10 a 14 anos é baixíssimo (apenas 1,2%) e apenas 2% dos chefes de famílias residentes no bairro têm três anos ou menos de escolaridade. Quanto à renda dos moradores, apenas 3,6% têm renda mensal igual ou menor que dois salários-mínimos.

Num estudo para tese de mestrado apresentada em 1998, a médica sanitarista Maria José Guimarães pesquisou todos os 94 bairros do Recife, com a finalidade de detectar as condições de vida dos moradores, e os Aflitos obteve o primeiro lugar em "Elevada Condição de Vida".
Na pesquisa, a médica calculou o índice de condições de vida dos bairros utilizando sete indicadores: abastecimento de água, ligação com a rede de esgoto, coleta de lixo, média de pessoas por dormitório, anos de escolaridade dos chefes de família, renda mensal dos moradores e população analfabeta.

Área: 30,6 hectares
Densidade demográfica: 143,17 hab./há

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco