curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Várzea

O bairro da Várzea é o segundo maior em extensão territorial do Recife, com 2.264,0 hectares de área. Suas terras foram as primeiras a serem repartidas entre os colonos portugueses que iniciaram a povoação de Pernambuco, na primeira metade do século XVI.

A área escolhida pelos portugueses para o plantio de cana-de-açúcar foi a várzea do Capibaribe, ou seja, a beirada do rio. O primeiro engenho do lugar foi o Santo Antônio e o que ficaria mais conhecido foi o Engenho São João. As terras eram férteis, com água em abundância e logo os engenhos se multiplicaram.

Por volta de 1630, a Várzea do Capibaribe tinha 16 engenhos-de-açúcar em plena atividade. Na parte mais central das terras, à margem direita do rio, foi-se formando uma povoação, o povoado teve crescimento rápido e virou uma Freguesia sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário. A primeira capela da Várzea dataria de 1612.

Tempos depois, precisamente em 1746, a Freguesia da Várzea contava com 2.998 habitantes, 18 capelas, 11 engenhos em atividade e quatro de fogo morto (ou seja, desativados). O açúcar produzido ali era transportado de barco pelo Rio Capibaribe até o Porto do Recife.

No final da primeira metade do século XIX, a povoação da Várzea virou uma disputada colônia de férias. As águas cristalinas do rio atraíam recifenses que vinham de todas as partes da cidade. Esses banhos (que diziam ter poder de cura) movimentaram o localidade até 1880, quando teve início a poluição do Capibaribe e a colônia perdeu força.

Além da força econômica, a Várzea do Capibaribe também viveu importantes episódios históricos. Era no Engenho São João, por exemplo, que se discutiam planos de revolta contra os holandeses. E na matriz da Várzea foi sepultado o corpo do índio Felipe Camarão, um dos heróis das batalhas que expulsaram os holandeses.

O bairro da Várzea integra a 4ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-4), a Oeste da cidade, formada por um total de 12 bairros. Está entre os bairros do Curado, Cidade Universitária, Iputinga e Caxangá.

Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 a população da Várzea tinha uma renda média mensal de R$ 767,77. Outros dados do Censo:

População: 64.512 habitantes

Densidade: 28,49 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco