curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Torre

ORIGEM - O bairro da Torre surgiu em terras onde, no final do século XVI, o português Marcos André Uchoa montou um engenho-de-açúcar.

Durante a invasão holandesa (1630-1654) o engenho foi ocupado e transformado numa fortaleza. Em 1655, após a retirada dos holandeses, o capitão Antônio Borges Uchoa (descendente de Marcos André) restaurou o engenho e introduziu várias melhorias.

Entre as novidades, o capitão mandou construir uma ponte sobre o Rio Capibaribe, ligando as terras do seu engenho ao Sítio Guardez. Por conta dessa obra, o sítio ficou conhecido como a área da Ponte d?Uchoa.

EVOLUÇÃO - A antiga capela do engenho, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, passou por várias reformas, sendo mais significativas as de 1781 e 1867. Tornou-se igreja-matriz do agora bairro da Torre em 1912.

Ao longo da história, o bairro da Torre já abrigou importantes unidades industriais, tais como o famoso Cotonifício da Torre (inaugurado em 1884 e não mais existente) e uma fábrica de sacos de estopa, também extinta, instalada em 1900.

Nas primeiras décadas do século XX, segundo o historiador Pereira da Costa, "a povoação era cortada de extensas e largas ruas, com elegantes prédios e grandes sítios", e tinha uma fábrica de fósforo, usina-de-açúcar, destilaria de álcool e muitas olarias.

O Cine Torre (que ficaria famoso no Recife) foi inaugurado na década de 1930, funcionando até o início da década de 1970, na Rua Visconde de Irajá, no local onde depois foi construído um edifício residencial.

O bairro da Torre integra a 4ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-4), a Oeste da cidade, formada por um total de 12 bairros.

O bairro está localizado entre a Madalena, Graças, Aflitos, Jaqueira, Parnamirim, Santana e Cordeiro.

Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 a população da Torre tinha uma renda média mensal de R$ 1.464,74. Outros dados do Censo:

População: 16.931 habitantes

Área: 118,8 hectares

Densidade: 142,48 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco