curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Tejipió

O atual bairro de Tejipió teve origem numa extensão de terras existente na margem esquerda do Rio Tejipió, na Freguesia da Várzea, entre os municípios do Recife e São Lourenço da Mata.

Naquela região existia um engenho-de-açúcar de propriedade de Sebastião Bezerra. Com a invasão holandesa (1630-1654) esse engenho foi confiscado e, posteriormente, vendido a João Fernandes Vieira que ali instalou uma fazenda.

Na primeira metade do século XVIII, na área onde existiu a fazenda de Fernandes Vieira foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário. E foi em torno dessa capela que surgiu o povoado de Tejipió.

Em 1819, o governo de Pernambuco aterrou uma área e abriu um caminho ligando Tejipió à cidade do Recife, obra que acabaria dando impulso ao desenvolvimento do povoado. Mais tarde, em 1836, esse caminho foi transformado numa estrada de rodagem.

O bairro de Tejipió integra a 5ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-5), a Sudoeste da cidade, formada por um total de 16 bairros.

O bairro está localizado entre o Barro, Jardim São Paulo, Sancho e Coqueiral.

Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 a população de Tejipió tinha uma renda média mensal de R$ 670,22. Outros dados do Censo:

População: 8.486 habitantes

Área: 104,3 hectares

Densidade: 81,39 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco