curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Poço da Panela

HISTÓRIA - Sítio histórico localizado no bairro de Casa Forte, Recife, o Poço da Panela surgiu no século XVIII, sendo parte das terras do Engenho Casa Forte. Era uma povoação modesta, em meio a grandes plantações de cana-de-açúcar.

Mas, a partir de 1746 a situação mudaria: surgiu no Recife uma febre epidêmica e alguns médicos espalharam que os banhos, durante o verão, no trecho do Rio Capibaribe que corta a povoação, eram um milagroso remédio no combate à doença.

A receita fez com que o povoado passasse a ser freqüentado pelos ricos do Recife que logo construíram ali casas de veraneio. Assim, o povoado cresceu rapidamente e, em 1772, ganhou uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Saúde.

O bairro conserva vários casarões e sobrados do século XIX, sobretudo na Estrada Real do Poço, tombada pelo Patrimônio Histórico.

O BAIRRO - O bairro do Poço integra a 3ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-), a Noroeste da cidade, que é formada por um total de 29 bairros.

Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 a população do Poço tinha uma renda média mensal de R$ 3.555,64 a 6ª maior da cidade. Outros dados do Censo:

População: 4.006 habitantes

Área: 87,0 hectares

Densidade: 46,05 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco