curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Pina

O atual bairro do Pina surgiu numa ilhota onde havia um sítio de propriedade do capitão André Gomes Pina. Daí, o nome do bairro.

HISTÓRIA - Em 1645, os holandeses construíram na pequena ilha uma fortaleza à qual deram o nome de Belo Forte. Na ilha existia uma barreta (barra pequena) por onde eram transportados, de barco, açúcar e outras mercadorias. Por isso, a fortaleza ficou conhecida como o Forte da Barreta.

Atualmente, nem o forte nem a barreta existem mais ? esta foi fechada durante obras de melhorias do Porto do Recife.

A praia do Pina, quando ali ainda só se chegava de barco, era bastante procurada por banhistas recifenses, sobretudo famílias de posses que iam passar o final de semana. Perdeu status a partir de 1915, quando foi inaugurado o primeiro sistema de esgoto sanitário do Recife cuja tubulação terminava naquela praia.

Em 1920, foi construída a primeira ponte ligando o Pina ao Recife. Em 1926 era inaugurada a atual Avenida Herculano Bandeira que ia da ponte à beira-mar. A Ponte Agamenon Magalhães (conhecida como a Ponte do Pina) foi inaugurada em 1953 e Paulo Guerra é de 1978.

O Pina abriga importantes prédios e instituições tais como: o Aeroclube de Pernambuco (que funcionava no Ibura e em 1941 foi transferido para o bairro), a Estação Rádio Pina (construída pelos norte-americanos durante a 2ª Guerra Mundial), o Teatro Barreto Júnior e o Convento e Capela de São Félix, onde está sepultado o corpo do missionário Frei Damião.

No final da década de 1980, em torno de bares e restaurantes do bairro surgiu o que ficou conhecido como o Pólo Pina, área de badalação e local de movimentos artísticos e culturais.

O bairro do Pina integra a 6ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-6), na Zona Sul da cidade, que é formada por um total de 8 bairros.

O bairro está localizado entre Cabanga, Brasília Teimosa, Boa Viagem e Imbiribeira.

Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 a população do Pina tinha uma renda média mensal de R$ 868,23. Outros dados do Censo:

População: 27.422 habitantes

Área: 616,0 hectares

Densidade: 44,52 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco