curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Madalena

ORIGEM - O bairro da Madalena surgiu em terras onde existiu um engenho-de-açúcar pertencente ao casal Pedro Afonso Duro e Madalena Gonçalves. A casa-grande do engenho era conhecida como o Sobrado da Madalena, vindo daí o nome do engenho e do bairro.

O Engenho da Madalena era um dos mais importantes de Pernambuco no século XVII e o povoado nascido em suas terras logo se tornou uma área nobre. Ali residiram, por exemplo, em épocas distintas, o conselheiro João Alfredo e o Conde da Boa Vista.

O BAIRRO - Preservado e restaurado, o antigo casarão do Engenho da Madalena abrigava, em 2005, a sede regional do Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Museu da Abolição. O Mercado da Madalena (ainda em funcionamento no bairro) foi inaugurado a 19 de outubro de 1925.

O bairro da Madalena integra a 4ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-4), a Oeste da cidade, formada por um total de 12 bairros.

Fica entre os bairros do Derby, Graças, Torre, Zumbi e Prado.

Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 a população da Madalena tinha uma renda média mensal de R$ 1.869,95 ? a 16ª maior na cidade. Outros dados do Censo:

População: 19.786 habitantes

Área: 171,2 hectares

Densidade: 115,55 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco