curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Jiquiá

ORIGEM - O bairro de Jiquiá teve origem em um engenho-de-açúcar que pertenceu à Freguesia da Várzea e ficava em terras próximas aos atuais bairros de Afogados, Areias e Estância.

Durante a invasão holandesa, o engenho foi ocupado várias vezes até que, em 1637, o então proprietário (Antônio Fernandes Pessoa) abandonou a propriedade e fugiu com a família para Ipojuca.

O engenho ficou abandonado (de fogo morto) até 1654, quando os holandeses foram expulsos de Pernambuco. Na ocasião, Antônio Fernandes retornou, recuperou a propriedade e o engenho voltou a moer.

Com a morte de Antônio Fernandes e da esposa dele, a filha do casal (Ana de Luís da Silva) herdou as terras e, em 1657, vendeu ao capitão Antônio Borges Uchoa que incrementou o engenho com novas construções.

Até 1750, o Engenho de Santo Antônio de Jiquiá teve ainda outros proprietários, entre os quais os irmãos Antônio e Álvaro Uchoa e o capitão-mor da Vila do Recife Antônio Correia. A partir de então, surge na área um povoado.

ZEPPELIN - O bairro de Jiquiá foi o primeiro local da América do Sul onde se construiu um campo de pouso para o dirigível alemão Zeppelin que desceu aqui, pela primeira vez, com grande festa, no dia 22 de maio de 1930.

Atualmente (2005), o Campo do Jiquiá, como ficou popularmente conhecido, é uma área tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual e ainda conserva de pé a torre que servia de atracação aos dirigíveis. A torre é a única que resta no mundo.

O BAIRRO - O bairro de Jiquiá integra a 5ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-5), a Sudoeste da cidade, formada por um total de 16 bairros.

Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 a população do Jiquiá tinha uma renda média mensal de R$ 670,22 Outros dados do Censo:

População: 7.802 habitantes

Área: 163,5 hectares

Densidade: 47,71 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco