curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Imbiribeira

ORIGEM - O bairro da Imbiribeira teve origem no antigo Sítio da Barreta, que era uma grande extensão de terras entre Recife e Jaboatão onde, em 1630, existia um engenho e um depósito para armazenar o açúcar a ser transportado através do Rio Barreta.

A região teve muitos proprietários e vários nomes: Sítio da Barreta, Estância da Barreta, Estrada da Barreta, Passo da Barreta e, depois, apenas Barreta. Era uma região estratégica na Capitania e foi ocupada pelos holandeses que ali ergueram um forte.

Com a expulsão dos holandeses em 1654, todas as terras da Barreta voltaram para as mãos da família real portuguesa que começou desmembrar a área em inúmeros sítios. A família real ia criando novas propriedades de acordo com seus interesses.

No final do século XVII, os padre Jesuítas do Recife eram proprietários de parte das terras da Barreta e ali construíram uma capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário, além de outros prédios: casa de vivenda, depósitos, senzalas etc.

O sítio dos Jesuítas logo ganhou fama, por conta de denúncias de que estava sendo usado para encontros amorosos dos padres com suas amantes. Por isso, os religiosos acabaram deixando a área que virou uma fazenda de criação de gado.

O Sítio da Imbiribeira foi parte dessas terras onde, a partir de 1837, depois da abertura da passagem chamada Estrada da Imbiribeira, cresceria um povoado. Foi construída uma capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário e a povoação se firmou.

NOME - O termo Imbiribeira é de origem indígena e designa uma planta nativa brasileira (a Imbira) cuja madeira era bastante utilizada como ripas na construção de telhados de casas.

HISTÓRIA - Durante a invasão holandesa, o Sítio da Barreta foi palco de sangrentos combates. Aliás, foi utilizando a Estrada da Barreta que o exército holandês se deslocou até o Monte Guararapes, onde seria finalmente derrotado.

Outro episódio histórico que marcou a região foi o fuzilamento, na Imbiribeira, de marinheiros envolvidos na Revolta da Armada, rebelião militar iniciada no Rio de Janeiro, em setembro de 1893, liderada pelo almirante Custódio José de Melo.

O movimento era contra o presidente Floriano Peixoto, no poder desde a renúncia de Deodoro da Fonseca (1891) e que se recusava realizar eleições. Os marinheiros foram fuzilados na Imbiribeira porque estavam de passagem pelo Recife.

O BAIRRO - O bairro da Imbiribeira integra a 6ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-6), na Zona Sul da cidade, limitando-se com os bairros do Pina, Boa Viagem, Ipsep, Jiquiá e Afogados.

No bairro existe um parque ecológico com área de 12 hectares e uma lagoa denominada Araçá. Única lagoa natural ainda existente na cidade, a Lagoa do Araçá foi urbanizada pelo prefeito Jarbas Vasconcelos, em 1995.

Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 a população da Imbiribeira tinha uma renda média mensal de R$ 901,36. Outros dados do Censo:

População: 46.471habitantes

Área: 655,6 hectares

Densidade: 70,88 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco