curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Encruzilhada

O bairro da Encruzilhada integra a 2ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-2), que é formada por 18 bairros da zona Norte da cidade. Está localizado nas proximidades dos bairros de Campo Grande, Espinheiro, Hipódromo, Aflitos, Torreão e Passarinho.

O NOME - O ponto central do bairro é um largo por onde cruzavam, inicialmente, os trens que vinham de Limoeiro para o Recife e, a partir de 1915, passaram a circular também os bondes elétricos que saíam do centro da cidade para Beberibe, Olinda e outras localidades.

Naquele cruzamento existia uma estação ferroviária com o seu terminal de passageiros, o que tornava o local muito movimentado. As pessoas se referiam ao ponto como "a encruzilhada" e, assim, surgiu o nome do bairro. Hoje, no local do antigo cruzamento fica o Largo da Encruzilhada.

EVOLUÇÃO - No Largo da Encruzilhada está localizado o mercado público do bairro, inaugurado a 12 de dezembro de 1950. A praça é mais antiga, foi inaugurada a 18 de outubro de 1924. Atualmente, no largo cruzam-se as avenidas Beberibe e João de Barros, as ruas Castro Alves e José Mariano, além da Estrada de Belém.

Ao longo do seu processo de urbanização, o bairro da Encruzilhada ganhou, 03 de dezembro de 1940, o conjunto residencial denominado Vila do Moinho, construído pelo então governador do Estado, Agamenon Magalhães, para os funcionários da empresa Moinho Recife.

Segundo o Censo do IBGE, em 2000 o bairro da Encruzilhada tinha os seguintes dados:

População: 9.348 habitantes

Área: 101,5 hectares

Densidade: 92,08 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco