curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Dois Unidos

O bairro Dois Unidos está localizado na parte norte da cidade do Recife, na área que a prefeitura classifica como Região Político-Administrativa 2 e que tem um total de 18 bairros. Dois Unidos limita-se com os bairros Beberibe, Linha do Tiro, Nova Descoberta e Passarinho além da cidade de Olinda.

HISTÓRICO - Antes de abrigar o atual bairro de Dois Unidos, o local era um sítio que servia de invernada para os cavalos da então Brigada Militar de Pernambuco (hoje Polícia Militar de Pernambuco).

Em 1940, surgiu a primeira edificação do lugar: o stand de tiros da Brigada Militar. Depois, já na segunda metade do século XX, vieram outras edificações, tais como a sede da Companhia de Cães da PM, um presídio e as primeiras construções particulares como fábricas e residências.

ORIGEM DO NOME - Consta que o nome do bairro teve origem nos seguintes fatos: um dos primeiros moradores da região costumava abrigar em sua casa todos os parentes que não tinham para onde ir e, em decorrência dessa atitude, a casa daquele morador ficou conhecida como "a casa dos unidos" ou "a casa da família dos unidos".

Com o tempo, não só a casa do morador como também a redondeza ficaram conhecidas como "o local dos unidos". Depois, o nome acabou pronunciado de forma errada e ficou sendo Dois Unidos.

DADOS SÓCIO-ECONÔMICOS - Em 2001, uma pesquisa da médica sanitarista Maria José Guimarães, sobre as desigualdades sociais nos 94 bairros do Recife, classificou Dois Unidos entre os bairros que apresentam "baixa condição de vida" dos seus habitantes.

Segundo o Censo do IBGE, em 2000 o bairro de Dois Unidos tinha os seguintes dados:

População: 27.228 habitantes

Área: 275,2 hectares

Densidade: 98,95 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco