curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Dois Irmãos

Na primeira metade do século XIX, as terras onde atualmente está localizado o bairro de Dois Irmãos pertenciam ao Engenho Apipucos, de propriedade dos irmãos Tomás e Antônio Lins Caldas, conhecidos como Seu Toné e Capitão Coló.

Nesse engenho (movido por força hidráulica, uma modernidade para a época) havia uma área denominada Pedra Mole, onde ficava um grande lago conhecido como Lago da Prata. Foi a partir daquela área que surgiu a povoação.

Na antiga localidade de Pedra Mole existe atualmente o Horto Florestal de Dois Irmãos, instalado na gestão do general Dantas Barreto, que foi governador de Pernambuco entre o período de 1911/1915.

Juntamente com o Rio Apipucos, o Lago da Prata serviu para que, em 1837, os então proprietários das terras criassem a Companhia de Beberibe que foi responsável pelo primeiro sistema de abastecimento de água encanada no Recife.

Em Dois Irmãos, estão localizados, atualmente, o campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (criada em 1947), com área de 147 hectares e mais de uma centena de edifícios, o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco e o Museu de Ciências Naturais, este inaugurado em 1973.

Entre os episódios históricos, o mais significativo ocorrido no Engenho Dois Irmãos data de 1848, quando adeptos do movimento conhecido como Revolta Praieira ali acamparam e, depois de atacados por tropas leais ao Governo, não resistiram e foram derrotados.

Segundo o Censo do IBGE, em 2000 o bairro de Dois Irmãos tinha os seguintes dados:

População: 3.046 habitantes

Área: 582,3 hectares

Densidade: 5,23 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco