curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Derby

Situado entre os bairros da Madalena, Graças, Soledade, Boa Vista e Ilha do Retiro, o bairro do Derby teve origem numa área onde, a 25 de março de 1888, a Sociedade Hípica Derby Club inaugurou um dos mais luxuosos centros de corridas de cavalos da cidade que ficaria conhecido como o Prado do Derby.

Esse parque para competições hípicas funcionou até 1898, quando o empresário Delmiro Gouveia adquiriu a área e construiu no local um enorme mercado público (o Mercado Modelo Coelho Cintra), inaugurado a 07/09/1899. O vistoso prédio logo ficaria conhecido como o Mercado do Derby.

Aliás, o empreendimento de Delmiro Gouveia propiciou pelo menos dois episódios importantes para a história da cidade:

Primeiro é que o Mercado do Derby, juntamente com a Estação Central da Rede Ferroviária no Recife, foram os dois primeiros locais iluminados no Estado: tiveram luz elétrica antes mesmo que o sistema de iluminação pública e residencial da Capital fosse inaugurado, o que só aconteceu a 13 de maio de 1914.

O outro episódio histórico aconteceu na madrugada de 01 de janeiro de 1900, quando um incêndio criminoso destruiu o imponente mercado. Por trás do crime, estaria o vice-presidente da República, Rosa e Silva, que era adversário de Delmiro, e isso acabou desencadeando outros atritos políticos.

Anos mais tarde o prédio do mercado foi recuperado e ali que atualmente funciona o Comando da Polícia Militar de Pernambuco.

A Praça do Derby, que também ainda existe hoje, foi construída entre 1924 e 1926, com projeto do paisagista brasileiro Burle Marx.

Desde que surgiu, o Derby é um dos bairros mais aristocráticos do Recife. Em 2000, segundo dados do Censo do IBGE, a população do bairro tinha uma renda média mensal de R$ 3.462,54, uma das seis maiores da cidade.

População: 2.175 habitantes

Área: 50,4 hectares

Densidade: 43,16 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco