curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Cordeiro

ORIGEM - Situado entre os bairros de Iputinga e Zumbi, o bairro do Cordeiro surgiu em terras que, a princípio, pertenceram ao senhor-de-engenho Ambrósio Machado, que também foi governador da Capitania do Rio Grande do Norte, isto entre 1616 e 1619.

Naquela área (que é cortada pelo Rio Capibaribe) existia uma passagem que levava ao local do atual bairro de Casa Forte, do outro lado do rio. Também havia ali um poço que fornecia água à vizinhança. Esses dois fatores favoreceram o surgimento de um povoado.

Em 1654, o engenho de Ambrósio Machado foi confiscado pelos holandeses. Mais tarde, parte dessas terras passaria para o herói da guerra contra os holandeses João Fernandes Vieira, através de ocupação comandada por um dos seus ajudantes de ordem, o capitão João Cordeiro de Mendanha.

O NOME - Fernandes Vieira tornou-se um dos senhores-de-engenho mais ricos do Nordeste e deixou aquela propriedade sob administração de João Cordeiro que acabaria dando nome ao engenho. Também a passagem que ligava a localidade à Casa Forte (antes chamada Passagem de Ambrósio Machado) passou a ser chamada Passagem do Cordeiro.

Foi, aliás, por aquela passagem que, em 1645, as forças pernambucanas cruzaram o rio para atacar e derrotar tropas do exército holandês que estavam acampadas no Engenho de Dona Ana Paes, mais tarde denominado Engenho Casa Forte exatamente por conta dessa batalha.

Oficialmente, a propriedade só ganhou o nome de Engenho Cordeiro no final do século XVIII, quando aquelas terras foram compradas por Sotero de Castro.

SITUAÇÃO ATUAL - Pertencente à 4ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-4), a Oeste da cidade, o bairro do Cordeiro é cortado pela mais extensa avenida recifense (a Caxangá), onde está situado a Parque Professor Antônio Coelho, conhecido como Parque de Exposições de Animais do Cordeiro.

Segundo o Censo do IBGE, em 2000 o bairro do Cordeiro tinha os seguintes dados:

População: 37.538 habitantes

Área: 332,8 hectares

Densidade: 112,80 hab./ha

Powered by Bullraider.com

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco